Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As receitas de sobremesa de abacaxi para incluir no cardápio
Guia Culinário 30/06/2021

As receitas de sobremesa de abacaxi para incluir no cardápio

O abacaxi é um alimento muito refrescante, mas que cai bem em qualquer época do ano. Seja em pratos doces ou salgados, a fruta oferece muito sabor às refeições e estimula o paladar, além de ser muito benéfica para o organismo devido à presença de fibras e vitaminas. Então, que tal aprender como fazer sobremesa de abacaxi para incluir no cardápio? Veja agora 3 receitas de sobremesa de abacaxi para você preparar em casa e aproveitar a versatilidade dessa fruta cítrica!

1. Mousse de abacaxi light

A receita de mousse de abacaxi light tem a cara do verão, mas é muito bem apreciada durante as outras estações do ano. Refrescante e energética, a sobremesa aproveita muito bem a acidez do abacaxi e oferece uma onda de sabores para quem a consome. Acompanhe as instruções!

Ingredientes

– 1 abacaxi maduro cortado em cubos;

– 2 colheres de sopa de adoçante culinário (xilitol);

– 2 colheres de chá de gelatina sem sabor;

– 1 xícara de leite desnatado.

O primeiro passo dessa receita de abacaxi é lavar e cortar a fruta. Em uma panela, leve os cubos do alimentos para cozinhar em fogo baixo com o adoçante culinário por aproximadamente 35 minutos. Em seguida, esquente o leite em outra panela e use-o para dissolver a gelatina. Com o auxílio de um liquidificador, bata todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea.

Você pode servir a sobremesa em um recipiente grande, como uma assadeira de vidro, ou dividir em potes individuais para facilitar a distribuição para os convidados. Use pequenos pedaços de abacaxi para decorar a mousse. Deixe esfriar na geladeira por aproximadamente 4 horas e prontinho!

2. Doce de abacaxi na panela de pressão

Quem não gosta de doce de abacaxi na panela de pressão, hein? Essa sobremesa de abacaxi é um clássico da culinária e conquista o público pelo Brasil afora. A melhor parte é que a receita tem um passo a passo bem simples e prático de fazer em casa! Dá uma olhada:

Ingredientes

– 1 abacaxi cortado em cubos pequenos;

– 2 colheres de sopa de adoçante culinário (xilitol);

– ½ xícara de chá de água;

– 100 g de coco fresco ralado.

Após lavar e cortar o abacaxi, coloque a fruta, a água e o adoçante na panela de pressão. Misture bem e tampe. Quando a panela começar a apitar, deixe cozinhar em fogo médio/baixo por aproximadamente 10 minutos. Deixe que a pressão seja liberada naturalmente. Depois de esfriar, sirva com coco ralado. Uma delícia!

3. Abacaxi grelhado com canela e mel

Essa sobremesa com abacaxi é de dar água na boca antes mesmo de terminar a receita. Abacaxi grelhado é naturalmente uma opção deliciosa, mas o sabor é ainda mais intensificado com a presença do mel e da canela. Superfácil de ser preparada, a sobremesa fica pronta em até 15 minutos! Anota aí os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes

– 1 abacaxi em fatias ou rodelas;

– 1 colher de sopa de azeite de oliva;

– Mel e canela a gosto.

Lave, descasque e remova o miolo do abacaxi. Você pode cortar a fruta em rodelas ou em fatias compridas, da maneira que preferir! Aqueça uma frigideira e despeje o azeite de oliva. Então, acrescente o abacaxi na panela para grelhar em fogo médio.

Deixe que a fruta cozinhe bem e vá virando as fatias para dourar todos os lados. Adicione canela e mel a gosto enquanto o alimento ainda estiver no fogo para espalhar melhor o sabor. O mel substitui o açúcar e ajuda a reduzir a acidez da fruta e a canela dá o sabor final. Se precisar, tape a frigideira com uma tampa para finalizar o cozimento dos ingredientes. Por fim, transfira para um prato e sirva!