Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As receitas de salada de frutas simples e incrementadas
Guia Culinário 08/10/2020

As receitas de salada de frutas simples e incrementadas

Substituir sobremesas calóricas (como sorvetes, bolos e biscoitos) pela salada de frutas é uma ótima dica para quem quer cuidar melhor da alimentação. Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, esse tipo de salada é uma opção bem saborosa, adocicada e muita mais benéfica para a saúde. Você pode consumi-la no café da manhã, no lanche da tarde e até depois do almoço, para matar aquela vontade de comer doce. Para te incentivar a ter uma dieta mais natural, nós separamos dicas de receitas de salada de frutas simples e incrementadas. Assim, você pode ir variando no preparo!

1. Salada de frutas simples

Para começar, que tal preparar uma receita de salada de frutas mais simples e bem colorida? O segredo para que o prato fique nutritivo é compor um mix com frutas cítricas (fontes de vitamina C), vermelhas (ricas em vitaminas do complexo B) e dar preferência às suas favoritas.

Ingredientes

– 5 bananas

– 3 maçãs

– ½ melão

– 1 mamão papaya

– 6 morangos

– 1 manga

– 2 rodelas grossas de abacaxi

– Suco de 3 laranjas

Para preparar, basta cortar todas as frutas em pedaços pequenos e, então, misturá-las para fazer um mix colorido e bem nutritivo. Deixe para acrescentar o suco de laranja por último, de modo que fique parecendo uma calda. Reserve a salada de frutas em um pote de vidro grande tampado ou em taças vedadas e guarde na geladeira para conservar por mais tempo.

2. Salada de frutas com iogurte e granola

Uma das principais dicas para incrementar a salada de frutas é usar a combinação de iogurte com granola. Esses dois ingredientes são fontes de cálcio e fibras que estimulam o bom funcionamento do intestino, o controle do colesterol e do índice glicêmico. Ao combiná-los com frutas de diferentes tipos, é possível compor um mix digestivo e altamente nutritivo.

Ingredientes

– 4 morangos

– 4 uvas

– 2 bananas

– 3 kiwis

– 1 iogurte natural desnatado Taeq

– Granola a gosto

Para preparar, corte todas as frutas em pedaços pequenos, coloque-as em uma taça de vidro e, então, acrescente o iogurte e misture com uma colher. Para finalizar, salpique um pouco de granola por cima e coma em seguida. O ideal é que você prepare essa salada de fruta na hora do consumo – assim, as frutas preservam melhor as fibras, vitaminas e minerais.

3. Salada de frutas vermelhas com mel e chia

Que tal fazer uma salada apenas com frutas vermelhas? Ricas em fibras, vitaminas do complexo B e antioxidantes, essa frutas compõem uma combinação bem saborosa e podem ser incrementadas com uma mistura de mel e chia, que fortalecem a imunidade e ajudam bastante na digestão. As sementes de chia, para quem não conhece, são altamente ricas em fibras solúveis que formam uma espécie de gel no estômago, garantindo mais saciedade. Elas são muito indicadas para quem precisa perder peso e tendem a harmonizar superbem com as frutas.

Ingredientes

– 5 morangos

– 3 amoras

– 3 mirtilos

– 5 framboesas

– 1 colher de sopa de mel

– 1 colher de sopa de sementes de chia

Para preparar, corte todas as frutas em pedaços pequenos, coloque em uma taça de vidro e jogue o mel por cima, espalhando bem. Por fim, adicione as sementes de chia e então é só comer!

4. Salada de frutas com linhaça

Outra boa sugestão para fazer um mix bem colorido e nutritivo é apostar na salada de frutas com linhaça. Aqui, você pode fazer uma combinação com outros tipos de frutas – tente ir variando no dia a dia – e não se esqueça de armazenar a mistura sempre na geladeira. A farinha de linhaça, para quem não sabe, é um topping rico em fibras e ômega 3 – ajuda na saúde do coração, do cérebro e do sistema imunológico. O ideal é acrescentá-la apenas na hora de comer para conservar as frutas e aproveitar melhor os nutrientes.

Ingredientes

– 4 bananas

– 3 maçãs

– 3 peras

– 3 goiabas

– 8 uvas

– 2 fatias de melancia

– 1 limão

– Farinha de linhaça a gosto na hora de consumir

Corte todas as frutas em pedaços bem pequenos, misture tudo em uma vasilha grande e acrescente o sumo de limão no final. Sirva o mix de frutas em uma taça e acrescente 1 colher de sopa de farinha de linhaça na hora de comer.

Principais ingredientes para incrementar saladas de frutas

Vale destacar que você sempre pode usar alguns ingredientes naturais para tornar a salada de frutas mais saborosa e nutritiva, como granolas, castanhas, sementes de chia, de girassol, mel, iogurte, farinha de linhaça, farelo de aveia e outros toppings saudáveis que você preferir. A nossa dica é ir variando sempre nas combinações de frutas e coberturas para garantir uma boa diversidade de sabores e nutrientes.