Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 09/09/2019

As propriedades do rambutão, fruta antioxidante rica em fibras e vitaminas

Talvez você nunca tenha ouvido falar do rambutão. Considerado uma fruta exótica, ele tem origem asiática, mas aqui no Brasil é cultivado na Bahia e no Pará. Sua aparência lembra a da lichia, já que é vermelho (algumas vezes amarelo) por fora e possui uma polpa branca. Sua grande diferença em relação à fruta mais conhecida são suas pontas mais alongadas na casca. Mesmo ainda desconhecido entre nós, o rambutão – também chamado de rambutan ou rambutã – é pouco calórico, possui diversos benefícios para a saúde e é altamente nutritivo. Que tal descobrir e incrementar sua salada de frutas com esse ingrediente poderoso?

1. Ajuda a ter uma pele saudável

O rambutão é antioxidante, o que significa que ele combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce, fazendo bem para a pele como um todo. Ele também possui uma grande concentração de água e vitamina A, turbinando a hidratação.

2. Previne doenças degenerativas, como mal de Alzheimer

O efeito antioxidante se estende para mais benefícios: como ele protege as células do envelhecimento, automaticamente previne contra doença degenerativas, como o mal de Parkinson, de Alzheimer e até o câncer. Além disso, de uma forma geral ajuda a prevenir o surgimento de doenças, já que fortalece o sistema imunológico.

3. Combate a anemia

Rico em ferro, o rambutão é um ótimo aliado no combate à anemia. Além disso, ele também possui vitamina C, que potencializa a absorção de ferro no sangue. Combinação perfeita para a saúde!

4. É aliado das grávidas

Essa fruta possui ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Seu consumo é essencial na dieta de gestantes, já que evita a má formação do feto. Mas não é só! Ele também aumenta a disposição e melhora a sensação de bem-estar.

5. Evita a prisão de ventre

O rambutão é rico em fibras. Essas, por sua vez, além de aumentarem a sensação de saciedade favorecem o funcionamento do intestino e previnem a prisão de ventre, sendo muito indicadas para pessoas que sofrem com esse distúrbio intestinal.

6. É amigo do coração

O ácido fólico presente no rambutão ainda tem mais benefícios, além de ajudar gestantes e aumentar o bem-estar, o mineral também previne doenças cardíacas e depressão. Essa fruta também é rica em alcaloides, que diminuem as taxas de triglicerídeos e colesterol no sangue.

7. É bom para a digestão

Além das fibras, que já ajudam muito na digestão, o rambutão é rico em manganês. Esse mineral, por sua vez, é responsável por produzir enzimas que ajudam a acelerar o metabolismo do sistema digestivo.