As hortaliças folhosas essenciais para a saúde para consumir com frequência

Hortaliças folhosas são ricas em diversos nutrientes, e por isso muito bem-vindas durante as refeições
Hortaliças folhosas são ricas em diversos nutrientes, e por isso muito bem-vindas durante as refeições

Você conhece as hortaliças folhosas? O nome pode não te lembrar muita coisa, mas com certeza você já as viu na feira, no supermercado ou nos restaurantes - principalmente se elas estiverem no seu prato! Elas são importantíssimas para a nossa saúde e recomendadas em várias dietas. Mas afinal, qual a sua diferença em relação às outras hortaliças?

Hortaliça diz respeito a todo vegetal que pode ser plantado e colhido em uma horta. É possível dividir essa categoria 7 grupos: hortaliças frutos (como tomate e pimentão), flores (couve-flor, brócolis), raízes (beterraba e cenoura), tubérculos (batata e inhame), bulbos (alho e cebola), hastes (aipo, aspargo), e condimentos (hortelã, cebolinha, salsa).

Hortaliças folhosas e verduras são a mesma coisa?

As hortaliças folhosas são o que costumávamos chamar de verduras. O termo não está errado, então se você já tinha esse hábito pode continuar usando a mesma nomenclatura. O termo "folhosas" é somente para especificar as folhas que costumamos consumir como alimento. E acredite, todas são ótimas para a saúde! Conheça algumas delas e os seus benefícios:

1. Almeirão é anti-inflamatório e analgésico

Essa hortaliça pouco conhecida em algumas partes do Brasil tem diversos benefícios para a saúde. Rica em vitamina C e A e em minerais como zinco e magnésio, o almeirão possui também algumas propriedades anti-inflamatórias, reduzindo dores e ajudando na redução de inflamações musculares.

2. Acelga controla a diabetes e previne doenças

A acelga é um alimento completo. Rica em diversos tipos de oxidantes, ela é uma poderosa aliada na prevenção de doenças, inclusive do câncer, fortalecendo o sistema imunológico. Alguns desses antioxidantes favorecem quem tem diabetes, pois reduzem os níveis de açúcar no sangue e regulam as oscilações e os picos de glicose.

3. Alface é um calmante natural

Muito conhecido pelas suas propriedades calmantes, prevenindo o estresse e combatendo a insônia, a alface também é outra hortaliça que contribui para a melhora da saúde. Além de seus benefícios sobre o sono, ela é rica em fibras (combatendo a prisão de ventre), previne a anemia e ajuda na saúde dos ossos (já que é rica em ácido fólico e em vitamina K).

4. Couve é aliada no controle do colesterol ruim

Outra hortaliça rica em vitamina K é a couve, que além de fortalecer os ossos, o sistema nervoso e limpar o sangue, ainda auxilia no controle do colesterol ruim, pois seus ácidos atuam diretamente no fígado, limpando o organismo. Por isso, ela é tão usada em sucos detox.

5. Repolho é bom para o intestino

O repolho tem alta concentração de fibras, o que significa que além de fazer muito bem para o intestino, aumenta a sensação de saciedade, agindo bem contra a compulsão alimentar. A hortaliça também é rica em vitamina C, que aumenta a resistência do sistema imunológico e previne contra gripes e resfriados.

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