As comidas típicas brasileiras que farão você viajar pelo país sem sair de casa

O açaí, fruta da Amazônia, faz bem para o coração e funciona como energético natural - mas deve ser consumido com moderação por ser mais calórico
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Além de ajudar a fortalecer a economia do país, você sabia que apostar em alimentos regionais brasileiros também é uma das melhores maneiras de seguir uma dieta saudável? Em 2014, o Ministério da Saúde publicou até um livro sobre o assunto para dar dicas à população de como aproveitar os pratos típicos para comer bem - o "Alimentos Regionais Brasileiros", que funcionou como um complemento do Guia Alimentar para a População Brasileira. Com tantas possibilidades de Norte a Sul, dá para seguir uma dieta rica, variada e saborosa sem dificuldades! Além disso, é possível viajar pelo país sem precisar sair de casa e nem abrir mão de uma vida saudável. Saiba mais sobre algumas comidas típicas importantes e entenda porque elas devem fazer parte da sua alimentação:

Açaí: fruta da Amazônia faz bem para o coração, ossos e dá mais energia

Embora seja popular por quase todo o Brasil, o açaí tem origem na Amazônia, região Norte do país. Não é mito quando dizem que seu consumo excessivo pode contribuir para o aumento de peso por causa do acúmulo de gordura. Mas, com moderação, não faltam benefícios que justificam porque ele é uma boa opção para uma dieta saudável.

Para começar, a fruta tem antioxidantes que ajudam a proteger o coração e previnem o envelhecimento precoce. Além disso, também é ótima para os ossos por ser rica em cálcio, desintoxica o organismo graças às suas fibras alimentares e ainda funciona como um energético natural.

Castanhas: alimento típico das festas de final de ano é rico em lipídios

Originadas de uma das maiores árvores da Amazônia, as castanhas são muito comuns nas festas de Réveillon - mas também podem fazer parte da dieta ao longo de todo o ano por trazerem vários benefícios para a saúde. Ricas em lipídios, elas ajudam a aumentar a energia do corpo com gorduras saudáveis, auxiliam o transporte de vitaminas A, D, E e K, evitam desidratação e ainda contribuem para a diminuição do índice glicêmico (açúcar no sangue).

Tapioca: famosa por substituir o pão, é opção livre de gorduras

Muito popular nas regiões Norte e Nordeste, a tapioca se tornou um dos pratos mais lembrados por quem decidiu trocar o pão por uma opção menos calórica no café da manhã e nos lanches. Ela é feita da goma da mandioca hidratada e ganhou destaque nas dietas mais saudáveis por ser rica em carboidratos, ter baixo teor de sódio e nada de gordura - além de também ser livre de glúten, o que torna seu consumo liberado para celíacos. Como pode ser recheada com os mais diferentes sabores, é uma opção versátil para o dia a dia: é só você decidir se está com vontade de comer doce ou salgado para pensar na melhor opção para preencher a tapioca!

Rapadura: doce nordestino é rico em vitaminas do complexo B

Feito a partir do caldo da cana-de-açúcar, esse prato típico da região Nordeste pode ser um ótimo substituto do açúcar - até mesmo o mascavo, considerada a opção mais saudável para quem ainda não consegue ficar só com o adoçante. Por ser rica em vitaminas do complexo B, faz bem ao sistema nervoso, dá mais energia ao corpo e até ajuda a prevenir problemas nos ossos por também ter cálcio e fósforo. Mas, mesmo com todos esses benefícios, seu consumo deve ser moderado para que não haja o risco de aumento de peso e acúmulo de gordura.

Buriti: fruta da Amazônia é nutritiva, tem efeito antioxidante e funciona como energético natural

Essa oleaginosa que vem de uma palmeira da Amazônia traz muitos benefícios para a saúde. Além de ter poucas calorias quando consumida sem açúcar, funciona como um energético natural, ajuda a combater os radicais livres por ter antioxidantes e ainda é rica em vários nutrientes importantes para o corpo - como vitaminas, proteínas, sais minerais e ferro.

Moqueca: prato típico da Bahia e do Espírito Santo é fonte de ômega 3

Muito popular na Bahia e no Espírito Santo, esse prato é rejeitado por alguns por ser considerado calórico - ainda mais porque, em sua receita tradicional, é feito com óleo de dendê. No entanto, apesar de ter lado, vale acrescentar a iguaria na dieta devido aos seus benefícios. Como é feita com peixe, é rica em proteínas e em ômega 3 - uma gordura benéfica ao cérebro e ao coração, que também ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o bom. E o próprio dendê também tem seu lado positivo por ser rico em ácidos graxos e em vitaminas A e E.

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