Arroz ou quinoa? Comparamos os grãos para você escolher o melhor




 
Confira os benefícios do arroz e da quinoa para a sua alimentação.
Confira os benefícios do arroz e da quinoa para a sua alimentação.

O arroz e a quinoa são duas opções de acompanhamento que fazem parte de um cardápio saudável. Com modo de preparo bem parecido, sabor suave, textura macia, muitos nutrientes e sem glúten, muita gente acaba ficando com uma dúvida: quinoa ou arroz? Qual é o melhor?

Para ter uma alimentação verdadeiramente saudável, mais do que optar por ingredientes de qualidade para o preparo das refeições, é preciso também variar constantemente os pratos. Portanto, vamos mostrar a seguir quais são os benefícios da quinoa e do arroz, para que você se alimente com mais consciência, aproveitando ambos. Confira!

Quinoa: como substituir o arroz utilizando o pseudocereal

A quinoa ganhou fama graças à sua composição, sendo considerada o vegetal mais completo para a alimentação. Cada 100 gramas de grãos quinoa possui 15 gramas de proteínas, o que faz desse alimento uma excelente opção para quem segue uma dieta vegana. Além disso, a quinoa também possui aminoácidos, vitaminas, fósforo, ferro, zinco, cálcio e fitoestrógenos. É ou não é um superalimento?

Benefícios da quinoa para o intestino são surpreendentes

A quantidade de fibras presente na quinoa também chama a atenção: são 5g de fibras em 100g de quinoa, quantidade maior do que apresentam o arroz branco e até mesmo o arroz integral. Essa característica faz com que a quinoa seja uma aliada no controle dos níveis de açúcar no sangue e do apetite.

Quais os benefícios do arroz? Veja como fazer arroz de maneira mais saudável

É difícil encontrar alguém que não goste de arroz, não é mesmo? O grão faz parte da alimentação dos brasileiros e pode dar origem a uma infinidade de receitas, como o arroz caprese e o hambúrguer de arroz e grão-de-bico. Entretanto, muita gente acredita que o arroz branco não tem espaço dentro de uma dieta saudável, o que não é verdade. Além de possuir Vitaminas A e Vitaminas do Complexo B, esse tipo de arroz não é tão calórico quanto muitos pensam: o arroz orgânico tem 130 calorias a cada 100 gramas, o equivalente a ½ xícara de chá.

O arroz branco do dia a dia é uma boa fonte de carboidratos, com pouca gordura e sódio, e livre também de colesterol. Com relação aos nutrientes, esse tipo de arroz fica um pouquinho atrás em quantidades quando comparado com o arroz integral, mas isso não significa que ele não seja uma opção saudável. Na verdade, o que vai determinar o quão bem esse prato pode fazer são os demais ingredientes utilizados no preparo. Uma boa ideia é substituir o óleo de soja por azeite, por exemplo, e não utilizar temperos prontos, que possuem corantes e sódio.

Arroz integral: uma opção ainda mais completa

A grande vantagem do arroz integral quando comparado à versão branca do grão é que, por não ter sua camada externa removida , ele acaba sendo nutricionalmente mais completo. Um dos maiores benefícios do arroz integral é a forte presença das fibras, que garantem boa digestibilidade e ajudam a regular o intestino. Fósforo e magnésio também estão presentes na composição do alimento.

Arroz com quinoa: o melhor dos dois mundos no seu prato

Você não precisa escolher entre arroz ou quinoa! O ideal mesmo é alternar o consumo dos grãos, evitando a monotonia alimentar. Uma outra opção é unir os dois em uma mesma receita, o arroz de quinoa. É bem prático: basta colocar meia porção de quinoa para uma porção de arroz e o dobro de água. Ou seja: 1 copo de arroz, meio copo de quinoa em grãos e 3 copos de água. Cozinhe como de costume, utilizando azeite, cebola e alho para refogar e sal para temperar. Fica saborosíssimo!

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