Arroz integral doce

Fácil
50 minutos
6 porções
Arroz integral doce

Para entrar no clima de festa junina, nada melhor que se deliciar com as comidas típicas dessa época: caldos, canjicas, cuscuz, bolos e doces diversos que não podem faltar no Dia de São João. O arroz doce, por exemplo, faz parte desse hall de comidas que devem estar presentes nesse evento junino. Para te ajudar a fazer uma versão mais nutritiva e saudável dessa sobremesa, nós separamos uma receita de arroz doce integral. Confira e coloque a mão na massa!

Modo de preparo

Cozinhe o arroz de acordo com as instruções da embalagem;

Em uma panela, coloque o arroz cozido, o leite de coco, o leite, o açúcar, a canela em pau, os cravos e as passas;

Cozinhe por 20 minutos em fogo brando;

Apague o fogo e misture as raspas de limão;

Distribua em cumbucas, polvilhe a canela e as castanhas de caju;

Sirva quente ou frio.

Arroz integral é fonte de fibras, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e fósforo

O arroz integral não passa pelo processo de refinamento e, por isso, acaba sendo mais nutritivo que o branco: é fonte de fibras alimentares, que auxiliam na digestão e prolongam a sensação de saciedade. Além disso, ele é rico em vitaminas do complexo B (fundamentais para a saúde do sistema nervoso) e em minerais essenciais para o funcionamento do corpo, como o cálcio e o fósforo, que fortalecem ossos e dentes.

Leite de coco ajuda a controlar o colesterol e é fonte de minerais

Muito indicado para quem tem intolerância à lactose, o leite de coco é uma opção saudável e nutritiva para a alimentação: é fonte de ácido láurico, substância que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL). Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, é rico em fibras e minerais como zinco, potássio, magnésio, ferro e selênio.

Cravo e canela são especiarias ricas em vitaminas e minerais

A combinação cravo + canela é uma das mais conhecidas e usadas no preparo de doces - ela que dá o sabor característico do arroz doce, por sinal. Essas duas especiarias são bem nutritivas: fontes das vitaminas A, C e E, minerais como magnésio e cálcio, fibras e antioxidantes. Ou seja, elas fortalecem o sistema imunológico, os ossos, dentes e auxiliam na digestão.

Limão siciliano é fonte de vitamina C e antioxidantes

No universo das frutas cítricas, o limão é um dos que mais se destaca - é fonte de vitamina C e antioxidantes que fortalecem a imunidade. Além disso, ele tem um efeito detox no organismo e auxilia na digestão. O limão pode ser usado de diversas formas: no preparo de sucos, doces, em marinadas e como tempero para saladas.

Castanha-de-caju é fonte de gorduras boas e minerais benéficos

Pertencente ao grupo das oleaginosas, a castanha-de-caju é conhecida por ser rica em gorduras monoinsaturadas, que são muito benéficas para o coração. Além disso, ela é rica em minerais importantes para a saúde, como fósforo, magnésio e zinco.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 220 kcal = 924 kj 11
Carboidrato 28 g 9,5
Proteína 3,6 g 4,8
Gorduras totais 10 g 18
Gorduras saturadas 5 g 22
Gorduras trans 0 g **
Sódio 38 mg 1,6
Colesterol 4,4 mg 1,5
Fibra alimentar 1,4 g 5,6
Vitamina A 18 mcg 3
Vitamina D 0,5 mcg 10
Vitamina C 0 mg 0
Cálcio 52 mg 5,2
Ferro 0,6 mg 4,3
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Receitas:
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