Arroz integral com quinua, Shitake e legumes orgânicos

Médio
40 minutos
8 porções
Arroz integral com quinua, Shitake e legumes orgânicos

Se tem uma coisa que não pode faltar na dieta e orientação nutricional de todos os brasileiros é o arroz. Essa receita leva a tradição e a sofisticação em um só prato. Uma boa dica é servir a iguaria com carne assada ou com bacalhau!

O shitake é uma poderosa adição ao prato. Além de ajudar a controlar a pressão arterial, reduzi o nível de colesterol, esse cogumelo é um grande aliado contra a TPM. O shitake ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, inibindo o desenvolvimento de vírus e bactérias.

Já por parte da quinua (ou quinoa), essa receita vai te fornecer proteínas, fibras e sais minerais, como o ferro. A quinua é um cereal considerado dos mais completos em relação a nutrientes. Dentro os muitos benefícios que a quinua traz para o organismo estão: diminuição do nível de colesterol e proteger os ossos, podendo ser uma grande aliada na luta contra a osteoporose.

Os legumes usados são tomate, cenoura e ervilha. Isso significa que nutrientes como vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, cálcio, magnésio e potássio não faltarão na sua dieta, ajudando o seu organismo a diminuir o colesterol, a acertar o metabolismo e muito mais.

Você não pode deixar de experimentar essa delícia da culinária saudável. Siga passo a passo o modo de preparo dessa maravilha gastronômica, muito simples e prática de fazer, e coma em casa, junto com a sua família ou, então, numa reunião social entre amigos. Além dos benefícios nutricionais, a iguaria é uma grande aliada do bom paladar!

Modo de preparo:

  1. Leve ao fogo a quinua com o caldo de legumes caseiro e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Retire do fogo e reserve.

  1. Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a ervilha torta por 2 minutos. Retire a ervilha e reserve.

  1. Na mesma panela refogue o Shitake, as cenouras, os tomates e o cheiro verde. Acrescente sal se necessário.

  1. Acrescente a quinua, o arroz cozido e as ervilhas reservadas. Misture, retire do fogo e salpique com castanha de caju. Sirva a seguir.

Informações nutricionais:

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 223kcal 11%
Carboidrato 30g 10%
Proteína 6g 8%
Gorduras totais 8g 15%
Gorduras saturadas 1g 5%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 21g 1%
Colesterol 0mg 0%
Fibra alimentar 4g 16%
Vitamina A 527mcg 88%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 6mg 13%
Cálcio 35mg 4%
Ferro 3mg 21%
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