Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Arroz integral com legumes ao forno: Como fazer? Aprenda 4 receitas práticas
Guia Culinário 27/09/2017

Arroz integral com legumes ao forno: Como fazer? Aprenda 4 receitas práticas

Cada vez mais, o arroz integral é um dos alimentos mais aproveitados em dietas alimentares. Extremamente versátil, ele acompanha receitas doces e salgadas, pratos simples ou sofisticados, deixando qualquer preparação mais saborosa e nutritiva. A união do arroz com legumes, por exemplo, é uma dessas poderosas harmonizações para quem se preocupa com a saúde e busca ampliar o leque de opções no cardápio semanal.

Quando optamos pelo arroz integral no dia a dia, nós passamos a consumir uma importante quantidade de fibras alimentares, que estão concentradas na casca do cereal. Essas substâncias favorecem o trânsito intestinal, melhoram o processo digestivo e, por consequência, contribuem nas sensações de saciedade e bem-estar físico.

Quando incluímos os legumes nas preparações com arroz, potencializamos ainda mais a concentração de nutrientes do grão. O mix de vegetais, além de colorir o prato, são responsáveis por aumentar a ingestão de vitaminas, tais como vitamina A, C e do complexo B e minerais como cálcio, potássio e ferro, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, melhoram o mecanismo de defesa do organismo e previnem doenças como a anemia. Por isso, de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde, OMS, o consumo desse grupo alimentar deve ser de 400 g/dia, no mínimo.

4 receitas práticas para preparar o arroz de forno com legumes

1 – Arroz de forno com brócolis: A tradicional receita do arroz de brócolis também pode ser levada ao forno para garantir um novo sabor ao prato. Após preparar o arroz integral, você pode salpicar alho torrado ou castanhas de caju, acrescentar mussarela e levar ao forno para gratinar. É uma ótima opção para servir com um medalhão de carne ou frango.

2 – Arroz de forno colorido: Sabe aquele delicioso arroz primavera? Ele também possui uma versão deliciosa de forno. Após preparar o arroz e acrescer todos os legumes e vegetais, você pode fazer uma mistura de batata palha e queijo parmesão ou mussarela e levar ao forno para derreter o queijo. Sirva junto a um filé de peixe ou frango.

3 – Arroz de forno com frango: Para tornar o prato ainda mais nutritivo, que tal unir à proteína do frango ao arroz integral? Após preparar o arroz, desfie o frango já cozido e acrescente alguns legumes como milho, cebola, ervilha e tomate, por exemplo, depois é só dourar essa mistura no alho e azeite e juntar ao arroz. Disponha em um refratário, acrescente ovos cozidos e queijo e leve ao forno para gratinar. O prato pode ser servido com algumas batatas doces cozidas e douradas ou em forma de chips.

4 – Arroz de forno cremoso: Depois de cozinhar o arroz integral, utilize um refratário para dispor e montar o prato. Depois, faça uma mistura de creme de leite com gemas de ovos e acrescentar alguns temperos, como salsa, cebolinha e pimenta, por exemplo. Depois disso, você pode ir montando camadas revezando em arroz, a mistura e outros ingredientes como peito de peru, cebola, ervilha, milho, cenoura e tomate. Finalize colocando uma última camada de queijo e leve ao forno para derreter. Sirva acompanhado de um saboroso filé de novilho ou outra proteína de sua preferência.

Produtos relacionados