Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Arroz de brócolis: aprenda receitas com arroz branco e integral
Guia Culinário 22/12/2021

Arroz de brócolis: aprenda receitas com arroz branco e integral

Arroz de brócolis é aquele preparo bem verde que garante muita saúde para o organismo. A hortaliça é conhecida por promover uma boa digestão, reduzir inflamações no corpo e potencializar o funcionamento do cérebro. Demais, né?

E mais: ainda é uma ótima opção para quem quer controlar os níveis de açúcar e colesterol do sangue. Além disso, é amigo do coração e previne câncer. Se você quer garantir os benefícios do vegetal em refeições diárias, descubra como fazer arroz com brócolis e aproveite o melhor da hortaliça no cardápio.

Receita de arroz com brócolis: siga o passo a passo

Uma incrível dica de receita: arroz com brócolis é a sugestão para ter um almoço saudável e saboroso. O preparo é bem simples e promete harmonizar com diferentes tipos de carnes e saladas na hora de compor o prato. Você vai precisar de 1 xícara de chá arroz branco orgânico Taeq, 1 xícara de chá de brócolis congelado Taeq, 2 dentes de alho orgânico Taeq picados, 1 cebola orgânica Taeq média picada e sal a gosto. Pouca coisa, viu?

1. Cozinhe o arroz

A primeira parte é preparar o arroz branco. Comece lavando o alimento até que a água saia transparente. Em seguida, refogue a cebola e os alhos picados com um fio de azeite. Acrescente os grãos de arroz e misture tudo.

Deixe cozinhar de 2 a 3 minutos e, então, encha a panela com água quente. Preencha-a de forma que cubra até 2 dedos acima do arroz e tempere com sal a gosto. O cozimento demora em torno de 25 minutos, mas você pode checar o ponto conforme a água evapora até secar.

2. Acrescente o brócolis

Já está na hora de incluir o brócolis no preparo! Como o ingrediente que sugerimos vai congelado, você colocá-lo na panela assim que começar o cozimento do arroz na água para que ele descongele completamente e fique macio o suficiente para a receita.

Caso opte por usar brócolis fresco ou só prefira fazer separado mesmo, realize o cozimento da hortaliça em água quente em outra panela por aproximadamente 10 minutos e misture os ingredientes quando o arroz estiver completamente cozido e o brócolis al dente ou bem macio. Depois, é só servir!

Como fazer arroz integral com brócolis: substitua arroz branco e aumente tempo de cozimento

Arroz integral com brócolis não é diferente do preparo feito com arroz branco. Você só vai precisar substituir os grãos e se atentar ao tempo de cozimento do cereal. O arroz integral demora quase o dobro de tempo para concluir o cozimento se comparado ao branco, pois o alimento é mais rígido.

Por ser um pouco mais durinho, pode ficar mais difícil na hora de experimentar e ver o ponto do ingrediente. Por isso, o ideal é se atentar mesmo ao tempo e a quantidade de água presente na panela. De resto, basta seguir os mesmos passos da receita de arroz de brócolis regular.

Incremente arroz de brócolis com folhas de couve

Você pode deixar a receita de arroz com brócolis ainda mais verdinha, sabia? Basta incluir a couve picada orgânica Taeq já refogada no arroz para aproveitar os benefícios da folha na alimentação. O prato vai bem colorido e te ajudar a montar uma refeição bem saudável e muito saborosa. Dica de ouro para um bom apetite!