Aproveitamento integral dos alimentos: 6 cascas mais nutritivas para a saúde!

Não jogue a casca no lixo! Coma! Além de ter sabor, ela possui nutrientes poderosos à saúde. Veja opções para aproveitarmos os alimentos integralmente.
Não jogue a casca no lixo! Coma! Além de ter sabor, ela possui nutrientes poderosos à saúde. Veja opções para aproveitarmos os alimentos integralmente.
Carolina Xavier

Consultor:

Carolina Xavier

Nutricionista clínica e esportiva graduada pela UFRJ, possui pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética voltada para o Wellness

Aproveitar as cascas dos alimentos pode ser mais benéfico do que você possa imaginar! Essa parte das frutas, verduras e legumes, muitas vezes jogadas fora, são ricas em substâncias necessárias para o nosso bem-estar e ainda podem ser acrescidas de diversas maneiras práticas no nosso dia a dia! Conheça 6 cascas benéficas para nossa alimentação e veja como utilizar o alimento de forma integral!

Polpa, casca e até as semente... Tudo é válido na hora de aproveitar os nutrientes dos alimentos que utilizamos diariamente. Seja a casca do limão para usar sobremesa ou a casca da banana como farinha em bolos e pães, aproveitar os alimentos de forma integral, faz com que todos as substâncias benéficas encontradas sejam absorvidas de forma saborosa e natural pelo nosso organismo.

A nutricionista clínica e esportiva Carolina Xavier, separou 6 alimentos que podem ser aproveitados de forma integral, agregando benefícios e muito sabor ao nosso prato. Confira:

6 cascas altamente nutritivas para nossa alimentação

1 - Casca do abacaxi: Para quem achava que as cascas da fruta tinham destino certo, está muito enganado! "Elas podem ser usadas no preparo de sucos, pois sua casca é rica em fibra que dá sensação de saciedade e auxilia no emagrecimento", ressalta Carolina Xavier.

2 - Casca da berinjela: Suco com a casca de berinjela, que tal? "Pode ser batida juntamente com a berinjela, completando um suco rico em vitamina C, pois a casca é responsável pela redução de colesterol e triglicerídeos", analisa a profissional.

3 - Casca de laranja: Para Carolina Xavier, a casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes: "Além disso, é rica em vitamina C, um grande aliado para o sistema imune e é fonte de cálcio, que fortalece os ossos e dentes", explica a nutricionista.

4 - Casca de abóbora: Para quem não tem ideia do que fazer com as cascas desse alimento, a Dra. Carolina indica: "Pode ser usada em sopas, em saladas e acompanhamentos. Os compostos antioxidantes encontram-se juntamente com as fibras na casca da abóbora, trazendo benefícios para o organismo".

5 - Casca de banana: Esse alimento, que na maioria das vezes vai direto para o lixo pode ser transformada em farinha: "A farinha de casca de banana é muito boa para bolos e outros usos culinários. Auxilia no emagrecimento por ter fibras alimentares e também é rica em potássio que evita cãibras", ressalta a nutricionista.

6 - Casca do maracujá (parte branca): Não só a polpa do maracujá é benéfica para o nosso organismo, a casca da fruta também pode compor outras deliciosas preparações: "A parte branca da casca é rica em pectina, uma fibra que proporciona saciedade no organismo. Pode ser usada em doce em calda", explica a profissional.

Outras partes dos alimentos que podem ser aproveitados

1 - Folhas de couve-flor: Pode ser feito um creme delicioso para compor a refeição. "As folhas são ricas em vitamina C que ajuda no combate as infecções, gripes, resfriados e outras doenças que agravam o sistema imune", analisa a profissional.

2 - Semente de abóbora: Já pensou em torrar no forno as sementes que iriam para o lixo? "São ricas em magnésio, mineral que é responsável pela contração e relaxamento muscular, controle do açúcar no sangue e pressão arterial", explica a nutricionista.

3 - Talos dos vegetais: Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, também podem fazer parte de diversas composições no seu dia a dia. "Os talos contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa", indica.

4 - Ramas da cenoura: Saborosas e extremamente nutritivas, as folhas da cenoura também são ricas em vitamina A, que beneficia a saúde dos olhos e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas.

Receitas:
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