Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 14/03/2022

Aprenda a fazer cachorro quente vegetariano com salsicha de cenoura

Já experimentou ou ouviu falar em cachorro quente vegetariano? Também chamado de ‘not dog’, o preparo é uma receita alternativa para quem não consome produtos de origem animal na alimentação. Porém, ele não se destina apenas a esse grupo de pessoas. O cachorro quente de cenoura é uma ótima indicação para quem quer eliminar os superprocessados da alimentação. Apesar de ser mais popular entre veganos e vegetarianos, o lanche vai agradar a todos os amantes do hot dog. Quer aprender como fazer? A gente te ensina agora.

Ingredientes para cachorro quente vegano/vegetariano

A receita de hot dog vegano possui diferentes processos: cozimento e marinada da cenoura, preparo do molho e acompanhamentos, e montagem. Por isso, separar todos os ingredientes antes de começar é fundamental. Veja a lista abaixo e organize os alimentos na bancada:

  • 2 cenouras orgânicas Taeq médias;
  • ¼ xícara de chá de vinagre balsâmico Taeq;
  • 2 colheres de sopa de azeite grego extravirgem Taeq;
  • Páprica e pimenta a gosto;
  • 1 cebola orgânica Taeq média;
  • ½ pimentão orgânico verde Taeq;
  • ½ passata de tomate Taeq (300g);
  • ½ xícara de chá de água filtrada;
  • 1 tomate italiano Taeq;
  • 4 unidades de mini pão francês Taeq;
  • 1 batata doce orgânica Taeq;
  • 1 milho verde Taeq;
  • 1 pacote de ervilha congelada Taeq.

1. Cachorro quente de cenoura: comece receita com preparo do legume

O primeiro passo da receita é o preparo da salsicha de cenoura. Lave e descasque o legume e deixe-o cozinhar em água fervente por cerca de 20 minutos ou até amolecer. Espere esfriar após tirar do fogo e fatie em rodelas não muito finas.

Prepare uma marinada com vinagre balsâmico, azeite, páprica e pimenta a gosto e inclua os pedaços de cenoura. Aguarde de 15 a 20 minutos e toste as rodelas em frigideira quente até ficarem bem douradas. Inclua um pouco do molho da marinada para caramelizar.

Obs.: você também pode usar as mini cenouras Taeq inteiras se preferir montar o cachorro quente com o legume inteiro. O processo de preparo é o mesmo.

2. Hot dog vegano: use passata de tomate para fazer molho

Comece lavando bem a cebola, o tomate e o pimentão. Após descascar a cebola, pique-a junto com o pimentão em pedaços pequenos. Refogue-os com azeite e sal em uma panela grande até que a cebola fique levemente transparente.

Em seguida, acrescente a passata de tomate e o tomate também picado. Adicione a água à panela para diluir um pouco o molho e evitar queimar o preparo, e tempere com sal e pimenta a gosto. Caso queira um sabor mais agridoce, adicione 1 colher de sopa de melado de cana.

Quando estiver pronto, você pode misturar a cenoura tostada com o molho e deixar cozinhar em fogo baixo por alguns minutos, ou simplesmente usar o molho para rechear o pão na hora da montagem. Fica a seu critério.

3. Batata doce palha serve como acompanhamento para cachorro quente vegetariano

A batata palha de batata doce vai dar um sabor a mais à receita. Para fazer, comece lavando e descascando o legume. Então, use um ralador de espessura média para fatiá-la e seque-a bem. Regue-as com um fio de azeite e espalhe com as mãos para distribuir bem.

Em uma assadeira untada, distribua as tiras de batata e tempere com sal, pimenta e mais um fio de azeite por cima. Mantenha todas separadas. Asse a batata doce palha em forno preaquecido a 200 graus por 40 minutos ou até ficarem douradas. Cuidado para não queimar!

4. ‘Not dog’ pode ser incrementado com milho e ervilha

Além da batata doce palha, é possível incrementar o cachorro quente de cenoura vegano com milho e ervilha, por exemplo. E é bem fácil! Basta cozinhar 1 espiga de milho orgânico em água fervente por 30 minutos com sal a gosto. Deixe-a esfriar e debulhe os grãos.

No caso da ervilha congelada Taeq, a dica é tirar o produto do freezer e deixá-lo descongelar na geladeira de um dia para outro. Cozinhe os grãos de 2 a 4 minutos. Coloque o milho e a ervilha cozidos em recipientes para facilitar a montagem do hot dog vegano.

5. Finalize cachorro quente saudável com montagem no mini pão francês

Já deu para ver como fazer cachorro quente vegetariano é simples, né? Agora, só falta montar. Basta partir as unidades de mini pão francês Taeq ao meio e preencher o pão com salsicha de cenoura e molho. Complemente com a batata doce palha, o milho e a ervilha por cima. Finalize com ketchup caseiro.

Para garantir sempre esse incrível hot dog vegano, receita completa e detalhada à disposição é o que faz a diferença. Siga o passo a passo e sirva a refeição em festas e eventos com a família.