Antioxidantes naturais e sintéticos: quais as diferenças entre eles?

Antioxidantes naturais são encontrados em frutas (como o morango), enquanto os sintéticos estão presentes em alimentos industrializados (como sorvetes)
Antioxidantes naturais são encontrados em frutas (como o morango), enquanto os sintéticos estão presentes em alimentos industrializados (como sorvetes)

Muita gente não sabe, mas além dos antioxidantes naturais - que encontramos em frutas, verduras, legumes e diferentes vegetais - existem também versões sintéticas (usadas de diversas formas pela indústria de alimentos). Mas se engana quem pensa que os dois atuam da mesma forma no nosso organismo! Alguns estudos, inclusive, afirmam que os antioxidantes sintéticos podem ser tóxicos. Para te ajudar a diferenciá-los, nós separamos os principais tópicos que você precisa saber sobre essas duas substâncias. Confira!

Antioxidantes sintéticos são usados em carnes e alimentos processados

Enquanto os antioxidantes naturais (como o betacaroteno e licopeno) estão presentes nos vegetais, os sintéticos são usados em alimentos processados: margarina, achocolatado e leite em pó, óleos, refrigerantes, cervejas, sorvetes e até mesmo carnes. No entanto, o que muita gente não sabe é que essas versões artificiais podem ser um tanto maléficas para o organismo.

De acordo com pesquisadores, o consumo exagerado de antioxidantes sintéticos (BHA, TBHQ e BHT, por exemplo) pode ser muito tóxico para o organismo. Estudos apontam, inclusive, que essas substâncias - ao serem consumidas em excesso - podem ser cancerígenas. Por isso, é muito importante ter uma dieta saudável e equilibrada, evitando alimentos processados.

Antioxidantes naturais inibem a atuação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento celular

Chega a ser engraçado pensar que duas substâncias de mesmo nome (antioxidantes) cumpram papéis tão distintos. Enquanto as versões sintéticas são tóxicas (quando consumidas de forma exagerada), as naturais são muito benéficas para o organismo!

Os antioxidantes presentes nos vegetais (nas frutas vermelhas, limão, laranja, acerola, mamão, abacaxi, uva, tomate, cenoura, brócolis, espinafre e afins) ajudam a inibir a atuação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento das células. Mas você sabe o que isso significa de fato? Na prática, os antioxidantes naturais fazem bem para a saúde da pele e fortalecem a imunidade. Além disso, eles reduzem os riscos de câncer, pois impedem que os radicais livres ataquem as membranas das células e, assim, evitam que estas sofram mutações (prevenindo o câncer). Legal, né?

Vale destacar que não é recomendado consumir antioxidantes naturais de forma exagerada, pois isso também pode causar desequilíbrios no organismo. Portanto, a nossa sugestão é montar uma dieta equilibrada - com muitos alimentos naturais - e sempre tomando cuidado com os exageros (mesmo no consumo de frutas e vegetais!). Para evitar qualquer tipo de problema, lembre-se de manter o devido acompanhamento com um médico e nutricionista, assim não tem erro!

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