Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Anemia por deficiência de vitamina B12 existe! Como detectar e tratar a doença
Guia Culinário 05/11/2020

Anemia por deficiência de vitamina B12 existe! Como detectar e tratar a doença

Você sabia que a anemia (doença caracterizada pela queda dos níveis de hemoglobina) não é causada apenas pela carência de ferro? Existem outros nutrientes que, quando em falta no organismo, podem levar a quadros mais graves de fraqueza. A anemia por deficiência de vitamina B12 (também conhecida como perniciosa), por exemplo, é uma das mais comuns e pode causar sintomas como palidez, fadiga, dores de cabeça, falta de memória e até feridas na boca. Para entender melhor como essa anemia funciona, nós preparamos uma matéria ensinando como detectar e tratar a doença da melhor forma possível. Confira!

Afinal, como detectar anemia perniciosa?

A forma mais segura e indicada para descobrir se você está (ou não) com anemia perniciosa é recorrer ao exame de urina. O teste de Schilling, em especial, é um exame médico que serve justamente para isso. O teste funciona da seguinte maneira: o paciente deve consumir suplementos de vitamina B12 e, caso o organismo absorva o nutriente, significa que ele está em deficiência. Mas, caso seja identificada uma quantidade grande da vitamina na urina, significa que o corpo não precisava da suplementação e, logo, não sofre de anemia perniciosa. Vale destacar que, para ter realmente certeza do diagnóstico, é sempre importante procurar um médico e realizar os devidos exames.

Como evitar anemia por deficiência de vitamina B12?

Prevenir a anemia perniciosa não é nada muito difícil, sabia? Afinal, o nosso corpo precisa apenas de 1 mg de vitamina B12 por dia – o que é uma quantidade muito pequena, que pode ser facilmente suprida com alguns alimentos. O mais indicado é recorrer aos alimentos de origem animal: carnes, peixes, ovos, leites e derivados, que têm um teor mais alto do nutriente.

Já quem é vegano ou vegetariano pode recorrer aos cereais e leites vegetais (mas lembre-se de conferir as embalagens para verificar se o produto realmente conta com vitamina B12). É importante, ainda assim, que você procure um nutricionista para se certificar de que está consumindo todos os nutrientes necessários para a saúde, ok? Para prevenir anemia e outras doenças, o mais importante é ter uma dieta bem completa e variada, incluindo preferencialmente todos os grupos alimentares.

Obs.: Pessoas que já fizeram cirurgia bariátrica ou sofrem com gastrite crônica tendem a a adquirir anemia perniciosa com mais frequência – pois, nesse caso, o estômago pode encontrar certa dificuldade para absorver a vitamina B12. Por isso, aqueles que se encontram nesses grupos devem ter ainda mais cuidado e atenção com a dieta para não sofrer nenhum tipo de carência nutricional.

Dicas de como curar anemia perniciosa

Com a dieta e a suplementação adequada, é possível curar a anemia por deficiência de vitamina B12 no período de até 1 mês. Para isso, o mais indicado é montar um cardápio estratégico, bastante rico no nutriente – isto é, com alimentos de origem animal (desde carnes até leites e derivados, como queijos, iogurtes e outros). Para quem não consome esses alimentos, será necessário uma suplementação que pode se estender por mais tempo. Se você é vegetariano muito restrito, inclusive, uma boa dica é conferir com o médico se vale a pena suplementar a vitamina B12 diariamente, para prevenir a anemia e outros problemas de saúde.