Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alongar é importante! Veja maneiras simples de realizar essa atividade em casa
Movimente-se 29/08/2016

Alongar é importante! Veja maneiras simples de realizar essa atividade em casa

O nosso bem-estar começa em casa, afinal, é onde terminamos e iniciamos o dia a dia. Para isso, ações simples do cotidiano podem ser muito úteis para melhorarmos a qualidade de vida. Alongar o corpo ao acordar, por exemplo, ajuda diretamente no fortalecimento e flexibilidade do corpo, combatendo dores lombares, estresses e fadigas musculares e dos ossos. Saiba mais como podemos beneficiar a postura através de alguns exercícios básicos!

Segundo o personal Marcelo Santana, o alongamento é uma ferramenta muito importante para todo mundo, independente da idade: “Além das questões de flexibilidade, a prática melhorar a articulação, tensões na coluna e correção postural, por isso, realizá-los de maneira correta é fundamental para não causar outras lesões”, destacou o profissional, nos apresentando 13 ótimas maneiras para começarmos os alongamentos básicos em nossas próprias casas. Confira!

13 dicas para você alongar em casa

1 – Deitado de costas no chão abraçando as duas pernas. Relaxe a lombar e alongue o glúteo.

2 – Sentado no chão, deixe uma perna estendida à frente e a outra flexionada, tocando as mãos na ponta do pé à sua frente, alongando a perna e os braços. Atenção à coluna. Depois inverta a posição das pernas.

3 – Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas. Você irá alongar os braços e as costas.

4 – Deite no chão, flexione a perna esquerda e com a mão direita puxe para o lado direito, girando o tronco para o lado contrário da perna. Trocando o lado após terminar.

5 – Sente-se no chão, afaste as pernas, abrindo o máximo que aguentar. Começe projetando o corpo a frente com as duas mãos, o máximo que conseguir. Após o término, alterne indo na perna direita em seguida esquerda.

6 – Para alongar os ombros, mexa-os em movimentos circulares, primeiro para frente e depois para trás. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.

7 – Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas).

8 – Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e cruze uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo (músculo do bumbum). Troque o lado.

9 – Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado.

10 – Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Você irá alongar a cervical.

11 – Segure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando o Quadríceps (parte anterior da coxa). Troque o lado.

12 – Se sua casa tiver escada, ou qualquer degrau utilize-o para alongar a parte posterior da perna. Suba num degrau, apoie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo.

13 – Deita-se com as costas no chão, flexione os joelhos e pés no chão. Levante o quadril lentamente até apoiar o corpo nos ombros. Inspire e segure a posição por 20 segundos. Volte ao início devagar.

*Cada posição do alongamento deve ser mantida por cerca de 20 segundos.

No início dos exercícios de alongamento é normal sentir dores e uma certa dificuldade para realizar, principalmente se você for uma pessoa sedentária, mas não desista, algum tempo depois as dores desaparecerão e alongar o corpo se tornará uma atividade prazerosa. “É importante sempre cobrar a postura para realizar um alongamento com qualidade e sem comprometer nada”, finaliza Marcelo Santana.