Almôndegas de berinjelas com massa integral

Fácil
1 hora + tempo de forno
4 porções
Almôndegas de berinjelas com massa integral

Que tal preparar uma versão mais saudável da deliciosa almôndega? Para fazer essa receita liberada para veganos e vegetarianos, o segredo é trocar a tradicional carne moída pela berinjela - adicionando um pouco de cebola, pimenta e molho de tomate para garantir um sabor a mais. Já para acompanhar e completar o prato, a dica é apostar em um macarrão integral, que tem muito mais nutrientes e menos gorduras que a massa comum. Gostou da ideia? Então vem aprender a preparar a receita!

Modo de Preparo

- Lave a berinjela e corte em cubos;

- Coloque em uma assadeira, tempere com um pouco de sal e asse no forno preaquecido até murchar;

- No processador, coloque a berinjela, a cebola e o azeite;

- Quando tudo estiver processado, misture a farinha de pão e a pimenta;

- Molde às almôndegas, coloque em uma assadeira untada com um pouco de azeite e asse no forno preaquecido por, aproximadamente, 25 minutos.

Molho:

- Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola;

- Junte o tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até formar um molho homogêneo;

- Coloque as almôndegas no molho e cozinhe por 5 minutos;

- Sirva com uma massa integral Taeq e decore com folhas de manjericão.

Berinjela conta com nutrientes que fazem bem para o coração e para o cérebro

Rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, a berinjela é uma ótima opção de ingrediente para substituir a carne na almôndega. Com tantos nutrientes essenciais e livre de colesterol, ela entrega vários benefícios para a saúde - como melhora na saúde do coração, prevenção do câncer graças à ação de agentes antioxidantes, controle do nível de glicose no sangue e, ainda, o fortalecimento do sistema nervoso.

Tomate tem antioxidante que ajuda a prevenir o mal de Alzheimer e a combater inflamações

Além de ser versátil e aparecer nas mais diferentes receitas, o tomate também faz muito bem para a saúde por ser rico em nutrientes importantes. A vitamina C e o licopeno, por exemplo, são antioxidantes que fazem bem para o sistema cardiovascular por ajudarem a controlar o nível de colesterol, enquanto os minerais - como cálcio e potássio - fortalecem os ossos. O licopeno, que é responsável por seu tom avermelhado, também previne o mal de Alzheimer e funciona como um aliado para combater inflamações no corpo.

Cebola melhora o sistema imunológico e faz bem para a visão

A cebola não serve apenas para deixar a comida com um gostinho a mais: ela também conta com propriedades medicinais por ser fonte de nutrientes e ter antioxidantes em sua composição. Dentre suas principais vantagens está o fortalecimento do sistema imunológico, ação anti-inflamatória e antisséptica graças ao seu enxofre, e até melhora na visão pela presença do betacaroteno entre seus componentes.

Pimenta tem ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir o colesterol

Por ser considerada um alimento termogênico, uma das maiores vantagens da pimenta é ajudar a acelerar o metabolismo e queimar a gordura corporal - mas não para por aí! Além disso, esse ingrediente muito usado para temperos em geral também previne contra doenças sérias, como o câncer, por ser rica em antioxidantes. Ela também conta com um composto, chamado de capsaicina, que possui ação anti-inflamatória, anticoagulante e ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Massa integral possui mais nutrientes que versão tradicional

Para seguir uma alimentação saudável não é preciso abrir mão de vez das massas: a dica é apenas substituir a versão tradicional pela integral, que tem menos gordura e muito mais nutrientes por ser feita com um trigo que não passou por processo de refinamento. Dentre as vantagens dessa troca está um melhor funcionamento do intestino, diminuição do risco de doenças cardíacas e mais energia para o corpo pela boa quantidade de carboidratos.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 707Kcal ou 2969Kj 35
Carboidrato 122g 41
Proteína 19g 25
Gorduras totais 15g 27
Gorduras saturadas 1g 5
Sódio 195mg 8
Fibra alimentar 6g 24
Vitamina A 48mcg 8
Vitamina C 4mg 9
Cálcio 81mg 8
Ferro 3mg 21
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