Almoço de Natal: Como podemos reaproveitar a ceia para o enterro dos ossos?

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O "enterra ossos" é um momento tradicional em que a família novamente se reúne para o almoço após a ceia de Natal. Reaproveitar a comida do dia seguinte é sempre fator de atenção especial, mas, feita de maneira correta pode ser uma ótima opção, gostosa e nutritiva, para finalizar as celebrações da data de maneira incrível. Veja aqui como podemos incrementar essa refeição!

Geralmente as ceias de Natal são tão fartas que sobram para o dia, ou dias, seguinte(s), não é mesmo? Conhecido popularmente como "enterra ossos", o almoço seguinte ao jantar natalino também é um momento tradicional para reunir a família e que merece atenção especial para finalizar da melhor maneira as celebrações da data com as delícias da época sem, por isso, deixar de cuidar da alimentação, reflexo direto da nossa saúde.

Reaproveitar alimentos (veja como podemos reutilizar as frutas) requer cuidados extras para deixar a comida própria para o consumo. Desde o armazenamento dos pratos, guardá-los na geladeira, até o devido manusear dos produtos, tudo tem que ser minuciosamente atendido para deixar a "sobra" nova, como se fosse consumida pela primeira vez, tanto nos aspectos de sabor, como, principalmente, preservando os nutrientes de cada ingredientes da mesa. A Dra. Patrícia Vicentini, nutricionista da Onodera Estética Curitiba (PR), nos dá algumas dicas importantes para o menu saudável do "enterra ossos". Veja abaixo!

Dicas para o almoço de Natal

Prato principal:

"Geralmente o que foi servido na ceia é o que será servido no almoço do dia seguinte. Então, caso queira repetir algum prato que tenha gostado muito, prefira as carnes magras, como o peito do peru ou até mesmo uma fatia de lombo. Aproveite as frutas da época, como uvas, ameixas e pêssego e não esqueça de se servir de salada."

Sobremesas:

"Sirva-se um pouco de cada e depois, caso sinta vontade, invista em uma quantidade um pouco maior somente da que você gostou mais. O ideal é consumir uma fruta como abacaxi, por exemplo, o qual ajudará na digestão."

Bebidas alcoólicas:

"Atente-se para a quantidade ingerida. Uma taça pequena de vinho, espumante ou uma cerveja longneck tem em torno de 130 Kcal. É interessante ingerir a bebida e alternar com um copo de água ou de água de coco, e também não beber de estômago vazio."

*Para saber mais sobre a clínica Onodera - www.onoderacuritiba.com.br

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