Alimentos que parecem low carb mas na verdade são muito calóricos

A água de coco é altamente calórica, embora a polpa desse fruto seja indicada a quem faz a dieta low carb
A água de coco é altamente calórica, embora a polpa desse fruto seja indicada a quem faz a dieta low carb

Contar as calorias presentes em um prato acabou se tornando um hábito comum para muita gente. Isso é apenas um reflexo da popularidade da dieta low carb, que passou a ser adotada cada vez mais por quem busca perder peso. Sua maior característica é evitar alimentos que possuam muitas calorias, como é o caso de pães e massas, e priorizar os integrais, que dão aquela sensação de saciedade. Mas não pense que isso é novidade, pois pessoas diabéticas já passam por esse processo, já que precisam equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Embora a dieta seja eficiente e saudável, é bom destacar que quando feita sem acompanhamento médico ela pode gerar diversos problemas para a saúde. Isso porque os carboidratos são muito importantes para o nosso corpo, já que são eles que nos fornecem energia e permitem que o cérebro trabalhe melhor. Ao mesmo tempo, isso não significa que sua ingestão diária não possa ser menor, já que quando consumidos de maneira equilibrada nosso organismo continua aproveitando seus benefícios. Além disso, carboidratos estão presentes principalmente em alimentos industrializados, o que significa que sua redução pode acarretar em uma dieta rica em ingredientes mais naturais, e portanto ótima para a saúde.

O problema é que nesse processo de contar calorias muita gente acaba levando gato por lebre, acreditando que só porque está comendo um alimento orgânico está dentro da dieta low carb. Verdade seja dita, isso não passa de um mito, já que há sim alimentos bem calóricos na natureza. Além disso, alguns industrializados que parecem inofensivos na verdade são péssimos para quem quer emagrecer seguindo essa dieta. Para você não se confundir, nós listamos alguns alimentos que parecem low carb, mas que na verdade devem ser evitados por quem quer cortar calorias.

Frutas como abacate e banana possuem muitas calorias

Este é o maior exemplo de que nem tudo que vem da terra é pouco calórico. Embora as frutas sejam ótimas para fazer passar aquela vontade de comer doce, algumas delas são verdadeiras inimigas do low carb. É o caso, por exemplo, do abacate e da banana, que embora tragam diversos benefícios para a saúde também possuem muitas calorias. Apenas quatro colheres de sopa de abacate têm mais de 150 kcal. Ou seja, mais do que aquele pão que você está evitando tanto. Já a banana possui aproximadamente 20 gramas de carboidratos e 50 kcal. Pois é, essas frutas doces são perfeitas para acabar com a dieta.

Uvas passas são uma pequena bomba calórica

Amada por uns e odiada por outros, a uva passa parece ser aquele snack light que qualquer um deveria consumir. Pena que isso não passa de um grande mito. Mesmo trazendo diversos benefícios para a saúde, o que essa fruta seca tem de nutritiva também tem de calórica. Em primeiro lugar, ela possui uma grande quantidade de frutose, um açúcar que embora seja natural ainda assim engorda. E a cada 100 gramas desse alimento mais de 79 são apenas carboidratos! Isso significa que essa pequena porção de uvas passas possui quase 300 calorias.

Azeitonas devem ser usadas em pouquíssimas quantidades

Muito conhecida pelo seu uso na dieta mediterrânea, a azeitona deve ser deixada de lado no caso da low carb. Tudo bem, ela não possui muito açúcar, o que é ótimo para emagrecer, mas as calorias estão lá de sobra. Claro que comer apenas uma ou usá-la para preparar alguma comida não fará tanta diferença assim, mas quem gosta de consumir azeitona em sua forma crua sabe o quão difícil é não devorar uma porção. Só que 10 unidades desse pequeno fruto possuem tantas calorias quanto uma banana, que, como nós já falamos, devem ficar de fora dessa dieta.

Água de coco é ótima para hidratar, mas péssima para a dieta low carb

Comer a polpa do coco não é uma má ideia, já que ela é rica em gordura insaturada, algo que ajuda a emagrecer por mais que pareça o contrário. Já a sua água é outra história, porque é lá que os carboidratos ficam concentrados. Lembrando que seu consumo é excelente para a saúde, apenas não é indicado para quem está fazendo a dieta low carb. Afinal, um copo com apenas 200 ml de água de coco possui 44 kcal. Lembrando que isso equivale a uma caixinha, então se o seu objetivo é se hidratar de verdade é melhor beber apenas água potável mesmo.

Alimento sem glúten não é o mesmo que alimento sem carboidrato

Tudo bem, até agora tudo que foi mencionado se trata de alimentos que já possuem esse viés mais natural, mas o que falar de produtos industrializados? Um detalhe que pode enganar muita gente é ler as palavras "sem glúten" em determinado produto, já que isso faz parecer que ele é integral e por isso indicado a quem quer perder peso. Ledo engano.

Tudo bem que o glúten costuma ser encontrado em produtos que são ricos em carboidratos, como é o caso de derivados de trigo, como o pão. Mas comer algo sem esse conjunto de proteínas é apenas indicado a pessoas celíacas, que sentem mal-estar com o seu consumo. Produtos sem glúten foram feitos para pessoas alérgicas e intolerantes, o que não significa que não possuam carboidratos, pelo contrário! Na verdade muitas vezes eles aparecem em quantidade ainda maior do em que alimentos comuns.

Então, o que consumir na dieta low carb?

Para nunca mais acabar se enganando a respeito do que pode ou não consumir, o ideal é olhar sempre a informação nutricional dos produtos antes de comprá-los, pois só assim saberá de fato se determinado alimento é calórico ou não. A dica é investir nos que podem ser substitutos de outros proibidos na dieta low carb. Por exemplo, optar pelo macarrão de legumes, feito em geral com abobrinha, no lugar do preparado com trigo. O ovo também está permitido, assim como os frutos do mar e as oleaginosas.

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