Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos probióticos naturais: veja 5 sugestões
Guia Culinário 21/12/2021

Alimentos probióticos naturais: veja 5 sugestões

Os probióticos são famosos quando o assunto é manutenção da saúde do corpo e da flora intestinal! Ótimos aliados do organismo, os alimentos ricos em lactobacilos vivos são considerados fundamentais para o bom funcionamento do intestino e muito indicados para uma imunidade alta. As opções de probióticos naturais podem não ser tão conhecidas, mas os benefícios das chamadas “bactérias do bem” para a microbiota são característicos. Portanto, descubra agora como incluir o que é probiótico na rotina alimentar!

O que são probióticos: segredo para flora intestinal e organismo saudáveis

Os probióticos são micro-organismos que enriquecem a flora intestinal e estimulam a absorção correta de nutrientes pelas células. Eles compõem uma colônia de “bactérias do bem”, a chamada microbiota, e garantem não apenas uma boa digestão, mas também o equilíbrio dos mais diversos sistemas do corpo. Os alimentos que possuem lactobacilos vivos em sua composição são considerados ingredientes funcionais que nutrem o organismo e promovem o aumento da imunidade. Ou seja, só coisa boa!

Veja lista de alimentos probióticos para incluir no cardápio

Saber o que comer para garantir a absorção correta de lactobacilos vivos é importante. Portanto, conheça agora quais são os alimentos probióticos que promovem saúde para o organismo:

1. Iogurte natural

Iogurte natural é sinônimo de lactobacilos vivos e garante benefícios para o fluxo intestinal! Você pode aproveitar o Iogurte Natural Integral Taeq no café da manhã com diferentes toppings para ter mais energia e saúde para a semana! Caso prefira uma versão ainda mais saudável, aposte no Iogurte Desnatado Taeq para ter um menor teor de gordura no cardápio.

2. Kombucha

O kombucha é uma bebida fermentada famosa por ser rica em probióticos e outros diversos benefícios, como a diminuição do índice glicêmico. O consumo do Kombucha Gengibre Taeq é indicado em jejum pela manhã ou para complementar o lanche da tarde. Há também outras opções de sabores, como uva e tangerina!

3. Vinagre balsâmico

O vinagre é um produto proveniente do vinho e é um dos melhores exemplos de alimentos probióticos para incluir na rotina. O Vinagre Balsâmico Taeq, assim como o vinagre de maçã, é rico em probióticos naturais e ainda regula o açúcar no sangue e o metabolismo. Use-os para temperar saladas e ampliar o sabor do prato!

4. Kefir

O kefir é uma bebida fermentada pouco calórica com propriedades antibacterianas e uma grande concentração de probióticos. Você pode preparar kefir em casa com o Leite Longa Vida Zero Lactose Taeq e grãos de kefir para incrementar as batidas de frutas! Legal, né?

5. Picles

O famoso pepino em conserva é aquele ingrediente fermentado que é rico em probióticos naturais e vitamina K. Não são todos os alimentos em conserva que possuem lactobacilos vivos, porém dá para garantir os probióticos no prato com gengibre em conserva e beterraba fermentada, e você pode realizar o processo em casa mesmo. Bem simples!

Probióticos naturais: mais opções de alimentos para microbiota

Existem outras fontes de lactobacilos vivos para incluir na rotina alimentar, viu? Queijo cottage, coalhada e azeitonas curadas são exemplos de ingredientes fontes de probióticos que não só podem como devem ser incluídos no cardápio com regularidade.

Alguns pratos da culinária internacional também compõem a lista, como o chucrute (repolho em conserva) e o kimchi (prato coreano de repolho e rabanete fermentados). Agora você já sabe o que são probióticos e como incluir tais alimentos no cardápio, né? Muita saúde na sua mesa para o dia a dia!