Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 19/04/2021

Alimentos para curar pneumonia: veja sugestões que ajudam a tratar a doença

A pneumonia é uma doença infecciosa que afeta os pulmões e causa tosse insistente, febre e falta de ar. Mesmo grave, ela é facilmente tratável com antibióticos e algumas variações da doença podem, inclusive, ser evitadas com vacina. Como na maioria das doenças, no entanto, uma boa alimentação é essencial para ajudar o corpo a se recuperar e combater agentes invasores, e neste caso não é diferente. Por isso, separamos sugestões de alimentos para curar pneumonia – isto é, opções que ajudam a tratá-la através de uma dieta benéfica para o pulmão. Só não se esqueça que essa alimentação não substitui os remédios indicados pelo médico, ok?

Alho é um remédio natural que favorece a imunidade

O alho é um verdadeiro remédio contra diversas doenças: é antibiótico, antifúngico e antiviral por excelência, graças aos seus compostos sulfúricos. Ele também é anti-inflamatório, ajudando na eliminação da secreção nos pulmões. O alho favorece o sistema imunológico, tem propriedades expectorantes e antissépticas. O alimento também é muito fácil de incluir na dieta, podendo servir como tempero ou até mesmo como ingrediente principal em chás.

Gengibre é antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre é outro alimento benéfico para curar a pneumonia. Esse vegetal tem ação analgésica, antipirética e anti-inflamatória, combatendo diversos sintomas da doença. Além disso, seu efeito antioxidante é bom para o sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças do trato respiratório. O gengibre é um alimento versátil que pode ser consumido em pó ou in natura, como tempero ou em chás.

Frutas cítricas combinam vitamina C e hidratação

As frutas cítricas são perfeitas para encaixar na dieta de quem está doente no geral, pois possuem grande quantidade de água, ajudando na hidratação. Outro componente importante dos cítricos é a vitamina C, substância que melhora a resposta imune do corpo, dando mais condições ao organismo para combater a doença. Podem ser consumidas como sobremesa ou em sucos.

Vegetais verde-escuros são ricos em minerais

Couve, espinafre, rúcula e brócolis são alguns exemplos de vegetais verde-escuros muito benéficos para quem está com pneumonia. Graças à sua ação antioxidante são ótimos no combate a doenças no geral, incluindo as respiratórias, fortalecendo a imunidade do corpo. Esses vegetais também contêm vitamina K e A e são ricos em minerais como cálcio, ferro e potássio.