Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos orgânicos: safra de grãos 2017 bate recorde de produção no Brasil
Guia Culinário 02/01/2018

Alimentos orgânicos: safra de grãos 2017 bate recorde de produção no Brasil

O final de 2017 deixou um legado importante para o começo de 2018 no Brasil. Como prevíamos, aconteceu a maior produção de alimentos orgânicos no país. Com uma supersafra de 238 milhões de toneladas de grãos, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura, nós tivemos um ano voltado à alimentação saudável, dando preferência aos produtos da safra, mais naturais e sem aditivos químicos, como agrotóxicos e outros pesticidas.

De acordo com o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, os números são as provas do bom investimento feito em informações, campanhas e atividades voltadas à importância de aproveitarmos os alimentos da terra, em produções mais naturais e saudáveis para o consumo. Além disso, ele destacou uma conjunção de fatores naturais positivos que ajudaram nessa superprodução:

“As condições climáticas favoráveis, aliadas à competência do agricultor brasileiro, resultaram na safra superior a 238 milhões de toneladas de grãos, uma supersafra. E tivemos a presença firme do Governo Federal, por meio do Plano Agrícola e Pecuário, que propiciou os instrumentos necessários para o produtor trabalhar com tranquilidade e segurança”, disse o secretário, ressaltando: “Mais uma vez, o setor agrícola desempenhou papel fundamental na redução da inflação, além de contribuir para a retomada do crescimento econômico”, enfatizou.

Produção de milho foi o grande destaque do ano

Um dos alimentos mais queridos, populares e consumidos por nós brasileiros, o milho foi o grande destaque dessa superprodução de alimentos no Brasil. Conforme os dados, ele chegou a, aproximadamente, 100 milhões de toneladas, somando-se a primeira e a segunda safras do ano.

Extremamente saboroso e versátil, o milho é considerado um alimento “coringa” na alimentação do brasileiro. Ele pode ser utilizado em receitas doces ou salgadas, acompanhando preparações ou como ingrediente principal das refeições. Com grandes poderes nutricionais, o milho se destaca também por contribuir com a nossa saúde. Rico em fibras, o seu consumo, por exemplo, ajuda nas funções do intestino, facilitando a digestão e promovendo saciedade e bem-estar ao organismo.

Por que devemos optar pelos alimentos orgânicos?

Apesar de ser cada vez mais consumidos e valorizados, muitas pessoas ainda resistem à utilizar os alimentos orgânicos no dia a dia. Acontece, que esse tipo de produção é fundamental para mantermos uma qualidade de vida alimentar saudável e mais nutritiva. Livre de produtos químicos em suas plantações, eles mantêm suas melhores propriedades, além das questões de textura e sabor que também são preservados e, até mesmo, melhorados.

Outro fator importante para ser levado em consideração na hora de comprar ou utilizar um alimento no dia a dia é sempre dar preferência aos alimentos da safra, ou seja, aqueles ingredientes que estão em suas melhores épocas de plantio e colheita. Cada mês alguns grupos de alimentos estão destacados. Isso promove um alimento mais saudável e seguro para o nosso consumo.

Fonte – http://www.agricultura.gov.br/