Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos orgânicos podem combater o câncer? Entenda mais sobre essa relação
Taeq Descomplica 11/10/2017

Alimentos orgânicos podem combater o câncer? Entenda mais sobre essa relação

A cura pela alimentação também passa pelos processos de cultivo dos ingredientes 100% naturais. Por isso, cada vez mais, os alimentos orgânicos são associados à boa saúde e ao combate de diversas enfermidades, que podem ser acentuadas através de produtos químicos utilizados nos períodos de plantio. O câncer, por exemplo, é uma dessas doenças que podem ser combatidas através de escolhas saudáveis, livres de agrotóxicos e pesticidas que agridem o organismo.

A luta contra o câncer começa com bons hábitos diários, incluindo uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas. Por isso, para garantir um plano alimentar saudável e mais nutritivo, o consumo de produtos orgânicos é o mais indicado, como mostra dados do Instituto Nacional de Câncer, o INCA:

“Regiões com alto uso de agrotóxicos apresentam incidência de câncer bem acima da média nacional e mundial. Cabe destacar que, desde 2009, o Brasil é o maior consumidor mundial desses produtos“, divulgou a entidade. A nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood analisa a importância dos produtos orgânicos para a nossa qualidade de vida:

“Desde o maior valor nutritivo dos alimentos: mais nutrientes, mais sabor e menos metais pesados e substâncias nocivas à saúde, até a sustentabilidade e preocupação ambiental, visto que na produção de orgânicos há técnicas de plantio o que mantém a qualidade do solo para os próximos plantios e a preocupação com o meio ambiente e poluição além do estímulo ao pequeno produtor”, explica a profissional.

Por que os alimentos orgânicos podem ajudar na prevenção do câncer? Entenda

Os agrotóxicos são substâncias acrescidas às plantações com a finalidade de combater pesticidas que possam atingir e apodrecer os alimentos. Contudo, diversos estudos comprovam que essas substâncias também são extremamente nocivas à saúde, causando inflamações no corpo, além de intoxicações que podem desencadear diversas doenças, dentre elas o câncer.

Já os alimentos orgânicos são obtidos através da plantação natural, em solos preparados sem adubos químicos ou outras substâncias que possam alterar a composição normal do produto. Por isso, são completamente livres de pesticidas, sendo mais saborosos, saudáveis, nutritivos e indicados para a prevenção de tumores.

Por isso, ao estarem em suas formas integrais, os alimentos orgânicos preservam e potencializam ainda mais os seus nutrientes, principalmente os agentes antioxidantes que ajudam os sistemas de defesas do nosso corpo contra as ações dos radicais livres (vírus e bactérias causadores do envelhecimento precoce das células). Assim, os produtos naturais reduzem consideravelmente os risco de estas células evoluírem no corpo e se tornarem cancerígenas.

Alimentos orgânicos: quais são e onde encontrá-los?

Seja em supermercados, feirinhas de ruas ou hortifrútis, os alimentos orgânicos podem ser encontrados facilmente no dia a dia. Contando que estejam demarcados com o selo exigido pelo Ministério da Agricultura, eles estão liberados para o consumo. Confira os grupos alimentares em que podemos encontrar os alimentos orgânicos:

– Frutas: Laranja, limão, acerola, maracujá, banana, maçã, mamão, tangerina, manga e caju são apenas alguns exemplos das frutas orgânicas disponíveis para consumo.

– Legumes: Cenoura, vagem, beterraba, inhame, batata doce, couve flor, pimentões, abobrinha, abóbora e tantos outros.

– Verduras: Nesse grupo alimentar podemos encontrar o brócolis, espinafre, couve, quiabo, repolho e pepino que tornarão nossa alimentação mais saudável.

Alimentos de origem animal – Não só os alimentos de origem vegetal estão disponíveis em sua versão orgânica. Carnes, leites e derivados e ovos livres de gaiola também são boas opções para substituir no dia a dia e optar pelo grupo orgânico.

Recomendações de consumo: a higienização dos alimentos é fundamental

Apesar de mais saudáveis e nutritivos, os produtos orgânicos também merecem um cuidado especial antes do consumo, principalmente na higienização, como explica Patrícia Bertoni: “Como qualquer outro alimento fresco, deve ser lavado e higienizado com solução clorada, principalmente para indivíduos imunodeprimidos em tratamento para câncer”, finaliza a profissional.

Veja mais

Produtos relacionados