Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos orgânicos: Governo lança curso para conscientizar a população
Guia Culinário 25/09/2015

Alimentos orgânicos: Governo lança curso para conscientizar a população

Os alimentos orgânicos ganham cada vez mais destaque no Brasil. Por isso, diversas ações governamentais buscam criar na população uma maior conscientização alimentar sobre a importância de incorporar esses produtos no dia a dia, sendo fator relevante também para a economia sustentável no país. A partir dessa ideia, nessa semana, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou um curso para incentivar, educar e orientar consumidores e produtores sobre as vantagens de manter e respeitar a alimentação sem agrotóxicos.

O programa “Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) nos Territórios”, é um curso que abordará desde aspectos históricos do ambientalismo no Brasil e no mundo até questões práticas sobre plantios e recuperação de áreas degradadas. As aulas acontecerão online (terá duração de cinco meses), no ambiente virtual de aprendizado do MMA, contando com educadores e também com material impresso, a partir de um material didático de cinco publicações (volumes) que já está disponível na internet.

Segundo o coordenador do projeto, Alex Bernal, o curso se destina a todas as pessoas com capacidade de mobilização social, inclusive gestores públicos ou profissionais que morem nas cidades e tenham trabalhos voltados para o campo. Ele explica como o trabalho será realizado: “Eles (os alunos) serão orientados, por exemplo, a entrevistar pessoas mais velhas do lugar onde moram, observar os tipos de produção de sua comunidade, a disponibilidade das águas, e vão aprender a mapear esses dados”, relata o diretor, exemplificando, por exemplo, que o plantio de leguminosas, como o feijão, ajuda em nossa saúde alimentar e ainda auxilia na nutrição da terra, capturando nitrogênio do ar e fixando-o no solo.

Ou seja, quando chegar ao final das aulas, o participante terá um amplo diagnóstico socioambiental. Além disso, fóruns e outros meios de contato virtual oferecerão a oportunidade de intercâmbio e favorecerão novas ideias para o setor.

Serviço para a inscrição no curso

Ainda não foram abertas as inscrições para o curso, mas a seleção de alunos será ainda neste ano, e o início das aulas em 2016. Os estudantes receberão certificado de aprovação e de frequência. Mesmo aqueles que não forem selecionados já podem acessar o material didático, que já está disponível no portal do governo .

Benefícios dos alimentos orgânicos

Por usar apenas sistemas naturais em sua produção, os alimentos orgânicos são os melhores para a nossa vida, prevenido diversas doenças. Neles, os nutrientes se concentram mais e se potencializam em nosso corpo, defendendo o organismo e protegendo a saúde, principalmente de crianças. Por isso, existe em São Paulo uma lei que obriga o uso de alimentos orgânicos em merendas escolares.

Junto ao âmbito alimentar, a agricultura orgânica preserva grãos e sementes por muitos anos e impede o desaparecimento de numerosas espécies, incentivando as culturas mistas e fortalecendo o ecossistema. Assim, a fauna permanece em equilíbrio e todos os seres permanecem em harmonia, graças à não utilização de agrotóxicos.