Alimentos na terceira idade: os nutrientes que precisam estar na dieta do idoso

Vegetais como alface, espinafre e outras hortaliças não podem faltar na terceira idade
Vegetais como alface, espinafre e outras hortaliças não podem faltar na terceira idade
Anete Mecenas

Consultor:

Anete Mecenas

Doutora em Bioquímica pela UFRJ, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ e especialista em Nutrigenômica na prática clínica e esportiva. É coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Nutrição da UNESA.

Manter uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida. Na infância, por exemplo, alguns alimentos são fundamentais para estimular o crescimento e desenvolvimento cognitivo das crianças. Na terceira idade, por outro lado, a preocupação tende a ser com a saúde dos músculos, ossos, do coração (que já podem estar desgastados), dentre outros fatores. Para que você saiba quais nutrientes não podem faltar na dieta dos idosos, nós conversamos com a nutricionista Anete Mecenas. Ela falou sobre os alimentos que são importantes na terceira idade. Confira!

Prepare ensopados e diferentes pratos com legumes e hortaliças

De acordo com a nutricionista Anete, as hortaliças (batata, cenoura, beterraba, alface, espinafre e afins) não podem faltar de jeito nenhum na alimentação do idoso, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais indispensáveis. E, para facilitar o consumo desses alimentos nesse período da vida, a nutricionista dá umas dicas de preparo:

"Alguns idosos podem ter dificuldade de deglutição e mastigação, e por isso, podem evitar alguns alimentos, como carnes e hortaliças. Uma boa dica para resolver esse problema é adotar técnicas de preparo alimentar úmido (ensopados). Adicionar molhos, moer, cortar em pedaços menores ou fazes alimentos na forma de purê também podem tornar a mastigação e a deglutição mais fáceis" explica Anete.

Consuma leites e derivados para o fortalecimento dos ossos

Para garantir a saúde dos ossos e fortalecer o organismo, a nutricionista destaca que é muito importante manter uma alimentação rica em cálcio. Por isso, a dieta do idoso deve sempre possuir leites, iogurtes e derivados que contenham o mineral.

"Melhorar o consumo de laticínios e derivados é importante para aumentar a ingestão de cálcio, devido ao risco aumentado de osteoporose. Vale destacar que, por conta do envelhecimento, é possível que haja uma diminuição na absorção do cálcio. Além disso, caso exista deficiência da enzima lactase, é importante que o idoso consuma produtos com esta enzima", acrescenta a profissional.

Frutas, peixes e oleaginosas fornecem antioxidantes, selênio, zinco e outros nutrientes importantes para a saúde do idoso

De acordo com a nutricionista, os minerais e antioxidantes também são indispensáveis na dieta do idoso, pois auxiliam na saúde do organismo como um todo. Por isso, as frutas (maçã, banana, laranja, melancia, frutas vermelhas, dentre outras), peixes (como o salmão e atum) e até mesmo as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e afins) não podem faltar na alimentação.

"É importante consumir mais frutas, peixes e oleaginosas para aumentar o consumo de antioxidantes, selênio e zinco, que são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares e melhora da função neuronal. Não esqueça que, caso haja dificuldade de mastigação ou deglutição desses alimentos, não os retire da dieta, mas sim melhore sua textura", complementa Anete.

Idosos devem consumir alimentos ricos em fibras, vitamina B12 e beber bastante água

Entre os nutrientes que não podem faltar na dieta do idoso, a vitamina B12 e as fibras merecem grande destaque. Elas estão presentes em alimentos como leguminosas, sementes, cereais, vegetais, leites, ovos e peixes (em especial, o salmão e o atum) e, por isso, é de suma importância manter uma dieta bem variada, com todos esses alimentos. De acordo com a nutricionista, o ideal é aumentar o consumo desses nutrientes na terceira idade.

"Para a dieta do idoso, o ideal é aumentar o consumo de fibras (frutas, hortaliças, cereais integrais e leguminosas), a ingestão de água e, caso necessário, suplementar a vitamina B12. Outra sugestão é ter o devido acompanhamento de um profissional de Educação Física para a realização de uma atividade física", finaliza Anete.

Receitas:
Leite
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