Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos fontes de fibras: Eles ajudam a controlar a fome? Descubra
Guia Culinário 09/08/2017

Alimentos fontes de fibras: Eles ajudam a controlar a fome? Descubra

Controlar a fome é o objetivo de todo mundo que começa a fazer dieta. Por isso, os alimentos ricos em fibras alimentares são tão indicados e consumidos no dia a dia. Mas, será que esse nutriente é realmente eficaz para aumentar a nossa saciedade e inibir a vontade de comer? Entenda como as fibras ajudam nessa questão e descubra outros meio de obter essa substância para o nosso organismo.

Presentes em alimentos naturais, como vegetais, frutas, grãos e sementes, além dos principais produtos integrais, como cereais, barrinhas de frutas recheadas, cookies, farinhas, farelos e flocos de aveia, as fibras alimentares garantem a saciedade que o corpo precisa. No entanto, para elas produzirem bem esse efeito em nosso organismo, é necessário manter um estilo de vida saudável e um plano alimentar equilibrado.

Segundo a nutricionista Carolina Xavier, as fibras alimentares são um tipo de carboidrato que não é digerido pelo organismo, ou seja, não se transforma em calorias para o nosso corpo. Isso aumenta o período de saciedade: “As fibras agem trazendo benefícios para o funcionamento intestinal e prevenindo a constipação. Elas também têm a função de dar saciedade, ajudar na digestão, além de ser alimento para as bactérias benéficas do intestino, que favorecem o emagrecimento“, analisa a profissional.

Fibras solúveis e insolúveis: O que são? Saiba como elas agem

Conforme explica a nutricionista, existem dois tipos diferentes de fibras alimentares, as fibras solúveis e insolúveis, e que possuem características e funções próprias em nosso organismo. Veja abaixo:

– Fibras solúveis: São chamadas assim por serem dissolvidas em água no nosso organismo, formando uma espécie de gel. “As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal, diminuem a absorção de glicose e colesterol”, explica Carolina Xavier.

Onde encontrar – Aveia, beterraba, soja, cenoura, lentilha, maçã, mandioca e ervilha são boas fontes de fibras solúveis.

– Fibras insolúveis: Estas, ao contrário das fibras solúveis, não são dissolvidas em água e permanecem na íntegra no trato intestinal. “Já as fibras insolúveis, são pouco fermentáveis, aumentam o bolo fecal, aceleram o tempo de trânsito intestinal pela absorção de água”, completa a nutricionista.

Onde encontrarCasca de frutas, farelo de trigo, cereais, pão integral, feijão, abóbora, milho e verduras folhosas.

Recomendação de consumo e restrições para as fibras alimentares

De acordo com Carolina Xavier, a recomendação para a ingestão de fibras de um adulto saudável é de 20 a 30g por dia, variando os alimentos em um plano alimentar equilibrado. Para isso, procure um profissional da nutrição para montar e organizar uma dieta com a presença das fibras necessárias para o seu bem-estar.

Restrição – Pessoas com excesso de gases, com problemas como diverticulite, síndrome do intestino irritável e outros problemas intestinais devem evitar. “Para não gerar prisão de ventre consuma bastante água, pois a fibra pode formar um “cimento” no intestino causando cólica e gases”, finaliza a nutricionista.