Alimentos diets: 7 doces dietéticos para quem precisa substituir o açúcar

Cada vez mais os alimentos diets, adoçados com substitutos do açúcar refinado, são alternativas para restrições alimentares. Descubra as melhores opções!
Cada vez mais os alimentos diets, adoçados com substitutos do açúcar refinado, são alternativas para restrições alimentares. Descubra as melhores opções!
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

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"Nossa, mas o sabor é idêntico!". Quantas vezes nós ouvimos isso quando alguém experimenta um doce sem o uso do açúcar? Cada vez mais expostos nas prateleiras dos supermercados e lojas de alimentos naturais, os produtos diets são alternativas deliciosas para quem procura evitar o consumo do açúcar refinado no dia a dia, mas não abre mão de um docinho no lanche da tarde ou nas sobremesas. Por isso, descubra quais são os alimentos sem açúcar mais benéficos para a sua saúde!

Seja geleia, chocolate, gelatina ou iogurte, os alimentos diets não possuem ou têm a quantidade reduzida de algum ingrediente, portanto, eles podem ser livres de açúcar, calorias, sódio ou outras substâncias, de acordo com a premissa oferecida pelo produto. Por isso, é tão importante ler os rótulos antes de consumir. Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, antes de designar os melhores alimentos diets para nossa saúde, é necessário entender a diferença entre os produtos diets e light:

"O alimento diet é aquele que teve algum componente (açúcar, sódio, carboidrato, glúten, por exemplo) retirado completamente de sua produção. É um grupo de alimentos que não é somente indicado à pacientes diabéticos e sim para outras restrições de ingredientes também. Já o produto light é aquele que apresenta no mínimo 25% menos calorias do que sua versão normal, sem necessariamente cortar algum ingrediente", analisa a profissional.

Dietas restritivas - Os alimentos diets, são mais indicados para restrições alimentares, visto que os consumidores podem ter, por exemplo, alergias ou intolerâncias ao glúten ou outra substância, surgindo assim a necessidade da indicação para cada necessidade específica. Cristiane Coronel separou os 7 melhores alimentos para o seu dia a dia. Confira!

7 alimentos dietéticos para sua alimentação saudável

1 - Iogurte natural funcional: Ele, por si só, é uma fonte natural de proteínas, probióticos, minerais como cálcio e magnésio. "Sua fórmula original não possui açúcar e existem também opções com redução de gorduras. Excelente para comer no café da manhã ou lanches pois sacia e fornece bons nutrientes", indica a nutricionista.

2 - Chocolate amargo: Segundo a Dra. Cristiane, o chocolate sem açúcar é um dos maiores representantes do grupo dos diets. "Indicado para diabéticos, que precisam diminuir os níveis de glicose, o chocolate diet não é necessariamente menos calórico do que a versão normal, porque para compensar a troca de açúcar por adoçante na produção, o que muda a textura do alimento, os fabricantes costumam aumentar a dose de gordura", analisa.

3 - Pão sem glúten: Também é considerado um alimento diet, pois não contém glúten no produto. "Porém nem sempre é indicado por diabéticos. As outras farinhas existentes no composto, podem ser de alto índice glicêmico, podendo aumentar a glicemia", alerta a especialista.

4 - Gelatina: Embora seja um alimento conhecido por suas baixíssimas calorias, a nutricionista alerta que, para a gelatina ser saudável, é necessário escolher a versão sem sabor e sem corantes: "Preparar com as folhas ou gelatina em pó normalmente e completar com suco natural. Muitas vezes não é necessário adoçar, mas dependendo do sabor, pode-se usar Xilitol ou adoçante de forno e fogão", explica Cristiane Coronel

5 - Leite de coco: Não possui sódio, açúcar e nem as proteínas do leite de vaca, sendo uma boa alternativa para os intolerantes à lactose. "Pode ser usado em muitas receitas como substituto do leite. Rico em proteínas e boas gorduras, o leite de coco também possui atividade anti-inflamatória no organismo", analisa a nutricionista.

6 - Paçoquinha: Excelente opção para matar aquela vontade quase incontrolável de comer doce sem ter açúcar no produto. "A paçoquinha diet possui boas fontes de gorduras e proteínas. Pode ser indicado para dietas restritivas em açúcar como também para dietas de emagrecimento", indica.

7 - Geleia: Livre de açúcar, esse alimento pode compor o café da manhã, lanche e até a sobremesa. "Geralmente são adoçadas com stevia, sucralose ou concentrado de suco de uva, como as geleias francesas. Também não são produtos que devem ser livremente consumidos por diabéticos, pois possuem carboidratos e açúcar natural proveniente das frutas, como a frutose", finaliza a nutricionista.

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