Alimentos de novembro: descubra quais são os peixes mais consumidos nesse mês

Os pescados estão em alta no mês de novembro. Saiba quais são os peixes mais comuns nesse mês e os seus benefícios para a saúde
Os pescados estão em alta no mês de novembro. Saiba quais são os peixes mais comuns nesse mês e os seus benefícios para a saúde
Carolina Xavier

Consultor:

Carolina Xavier

Nutricionista clínica e esportiva graduada pela UFRJ, possui pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética voltada para o Wellness

Se considerarmos a safra de alimentos de novembro, os peixes merecem destaque especial. Com dias mais quentes da primavera e a proximidade do verão, o mês é super indicado à alimentação leve, menos calórica e gordurosa, por isso, os pescados devem estar no topo da lista de compras. Descubra quais são os peixes recomendados para esse período e os seus principais benefícios para a saúde.

Sejam peixes de água doce ou salgada, os pescados são carnes mais saudáveis, altamente nutritivas e sempre recomendadas para dietas. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, para adquirir os melhores benefícios desses alimentos, a orientação do consumo é, no mínimo, de duas porções de peixes por semana.

"Os peixes são fontes de cálcio, proteína e ômega 3 para o nosso organismo e ajudam a melhorar a saúde óssea e muscular. Nesse mês de novembro, poderemos encontrar os peixes: bonito, corvina, dourado, espada e manjuba com preços mais acessíveis e de boa qualidade", analisa a profissional.

Quais são os peixes mais comuns em novembro?

1 - Bonito: O peixe de água salgada é muito conhecido por ser "parente" do atum. As suas diferenças estão no tamanho, uma vez que o bonito não ultrapassa 10 kg e o atum pode chegar até a 500 kg. Suas qualidades nutricionais incluem o cálcio, mineral responsável por melhorar a saúde óssea e muscular, favorecendo o desenvolvimento infantil e, na fase adulta, prevenindo à osteoporose.

2 - Corvina: Encontrado nas águas doces do país, a corvina é um peixe de carne branca e macia. O alimento é uma boa fonte de proteínas para o organismo, substâncias de suma importância, já que atua na formação de hormônios e anticorpos. Além disso, a corvina também é uma boa fonte de ômega 3, ácido graxo essencial para melhorar a saúde do coração e do sistema nervoso.

3 - Dourado: Um dos mais consumidos pelos brasileiros, o dourado é um peixe saboroso, ideal para ser consumido assado e servido em postas com alguns legumes. Chamado de "rei dos rios", ele é encontrado nas águas doces e possui minerais como cálcio e potássio que agem controlando a pressão arterial e beneficiando o sistema cardiovascular. O peixe também possui uma quantidade considerável de vitamina D, favorecendo a saúde dos ossos e músculos.

4 - Peixe-espada: O peixe magro é ideal para quem quer diminuir a quantidade de gorduras ingeridas em uma dieta saudável. O peixe-espada é saboroso e possui a carne branca e altamente delicada, sendo servido geralmente frito ou grelhado. Seus benefícios incluem a presença da vitamina B1, nutriente importante para gerar energia para o corpo e melhorar a saúde do sistema nervoso central.

5 - Manjuba: Também chamada carinhosamente de "manjubinha", esse peixe é encontrado nas águas salgadas do litoral brasileiro. Geralmente é servida frita, como petisco, por ser pequenina. Rica em minerais importantes para o bem-estar, o destaque vai para os altos níveis de potássio, que age na formação das células do corpo, controla a pressão arterial e ajuda na absorção de outros nutrientes, como os carboidratos e as gorduras boas.

Listinha de compras para novembro: frutas, legumes e hortaliças também estão em ótimas safras!

- Frutas: Abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, melancia e pêssego.

- Legumes: Abobrinha, alcachofra, beterraba, cebola, cebolinha, cenoura e pepino.

- Hortaliças: Alface, alho-poró, almeirão, chicória, couve e espinafre.

Carolina Xavier destaca a importância do consumo desses alimentos: "As verduras e hortaliças são fonte de fibras, vitaminas e minerais que regulam nossa saúde e devem estar presente diariamente, sendo incluídas de 4 a 5 porções", finaliza a profissional.

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