Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos de julho: Conheça as frutas, legumes e verduras da safra desse mês
Guia Culinário 03/07/2017

Alimentos de julho: Conheça as frutas, legumes e verduras da safra desse mês

Julho é conhecido como um dos meses mais frios em todo Brasil. É a época onde o inverno aparece rigoroso e as temperaturas caem bruscamente. Mas, além disso, o período também é dono de uma generosa safra de alimentos naturais, saudáveis e nutritivos. São diversas frutas, legumes e verduras, que entram em suas melhores fases justamente durante as condições mais frias do tempo. Por isso, descubra quais são essas melhores opções e faça a sua listinha de compras para ir à feira ou ao supermercado.

No mês de julho, as receitas tradicionais de inverno, como sopas, cremes e caldos, ganham destaque nos cardápios do dia a dia. E, para isso, os vegetais são acompanhamentos que dão muito sabor, leveza e nutrientes aos pratos. Por isso, é tão importante escolhermos as opções da safra. Segunda a nutricionista Caroline Codonho, optar por esses ingredientes é boa maneira de melhorar a qualidade de vida:

“Com a chegada do inverno, as frutas da estação também mudam e grande parte das frutas desta safra são ricas em carotenoides e vitamina C, como as frutas cítricas. Além disso, o consumo de alimentos da safra é uma excelente estratégia para economizar dinheiro e aproveitar ao máximo o valor nutritivo dos mesmos, pois estão em sua plenitude”, ressalta a nutricionista, disponibilizando, abaixo, os alimentos que estarão em alta nesse mês:

Legumes, verduras e frutas do mês de julho: Confira a lista das melhores opções

Frutas:

Laranja: Conhecida por sua grande quantidade de vitamina C, a fruta é perfeita para o inverno, já que ajuda a aumentar a imunidade e prevenir gripes e resfriados, muito comuns nessa época mais fria do ano. A laranja ainda contém fibras que ajudam no trânsito intestinal e aumentam o seu valor nutritivo.

Limão: Perfeito para combater infecções, o limão é uma fruta versátil, podendo fazer parte de sucos, chás e até como tempero para os alimentos. Também é uma poderosa fonte de vitamina C, além de cálcio e magnésio que favorecem uma boa digestão e traz o efeito diurético, purificando o organismo.

Tangerina: Ou mexerica, como é chamada em muitos lugares do país, possui propriedades que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e diminui o risco de infecções. É uma boa fonte de vitaminas A e C, fibras e potássio, tornando a fruta uma boa opção para melhorar o trânsito intestinal e beneficiar a saúde da pele.

Legumes:

Milho: Muito comum nessa época do ano, o milho está presente em diversas preparações das festas juninas: mingau, bolo ou cozido. E não é a toa, o milho está em alta e é muito nutritivo! Fonte de agentes antioxidantes, o legume ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, conferindo uma pele jovem e bonita por mais tempo.

Batata doce: Figurinha certa nos pratos de quem pratica atividade física, a batata doce é rica em vitamina A, E, C e do complexo B, fundamentais para tornar o nosso organismo saudável. Além disso, é uma fonte de carboidrato complexo e possui baixo índice glicêmico, sendo ideal para uma dieta para ganhar massa muscular.

Cenoura: Conhecida por sua vasta quantidade de vitamina A, esse legume é essencial para fortalecer a saúde dos nossos olhos, prevenindo a degeneração macular e outras complicações. Também é rica em potássio, sendo uma boa alternativa para combater as doenças cardiovasculares e controlar a pressão arterial.

Verduras:

Alho poró: Encontrado nas saladas, quiches e na culinária japonesa, o alho poró caiu no gosto do brasileiro e está cada vez mais presente nos nossos pratos. O alimento possui propriedades diuréticas que ajudam no funcionamento do rim e diminuem as possibilidades de complicações no órgão.

Couve: Um dos vegetais verdes escuros mais benéfico para nossa saúde, a couve é uma potente fonte de ferro, ideal para prevenir a anemia e tornar o organismo mais nutrido. Também é possível encontrar nas folhas uma quantidade de ômega 3, o ácido graxo aliado da saúde do cérebro, ideal para fortalecer a memória e melhorar a concentração.

Coentro: Um tempero tão pequeno e com propriedades tão grandiosas para o nosso bem-estar. A verdura possui propriedades antioxidantes que ajuda a combater as ações dos radicais livres, além de ser rico em vitaminas do complexo B, que contribuem com a redução da ansiedade e melhora a qualidade do sono.