Alimentos da estação: Descubra 9 frutas para o mês de março e os seus benefícios

Março chegou e com ele, além das chuvas que fecham o verão, uma série de alimentos, principalmente frutas, aparecem em seus melhores estados de colheitas. Maçãs, peras, abacates, entre diversas outras opções são as dicas de quem quer manter uma alimentação adequada à época do ano. Veja outros exemplos e seus benefícios à saúde!
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As frutas são indispensáveis em qualquer época do ano e, durante o mês de março, algumas das mais poderosas opções - nutricionalmente e gastronomicamente falando - vivem suas melhores fases de colheita e consumo. Seguir uma rotina alimentar com os frutos da estação é de extrema importância para o funcionamento do organismo e para manter uma dieta saudável.

A quantidade de frutas nos mercados, feiras livres e hortifrutis é sempre vasta, mas vale a pena investir na "fruta da estação", como aconselha a nutricionista Caroline Codonho: "As frutas da estação tem suas vantagens: são mais nutritivas, melhor preço e melhor qualidade. Consumir as frutas da época traz benefícios inclusive ao meio ambiente que sofre um impacto ambiental menor durante a colheita", destaca a especialista.

Confira abaixo algumas frutas que estão em alta durante o mês de março e seus benefícios para o organismo:

Frutas da estação no mês de março

Abacate: É uma fruta rica em gorduras e em vitaminas. Ajuda a previnir doenças como câncer por conter antioxidantes que são substâncias essenciais para proteger as células do corpo, fortificando o organismo. Além disso, o abacate faz bem para a pele, já que a fruta contém nutrientes que colaboram na metabolização do colágeno.

Banana: Farta em potássio e fibras, a banana é uma das frutas mais consumidas do mundo e pode ser encontrada em quase todas as estações do ano. Dentre tantos benefícios, ela auxilia em dietas, diminui o apetite por saciar a fome mais rapidamente, regula o intestino, evita cãimbras musculares e reduz a pressão arterial.

Caqui: Contém grande quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes. Além de doce e saborosa, o caqui combate a pessão alta, ajuda a controlar os índices glicêmicos, reduz o colesterol, fortalece o sistema imunológico e protege a visão.

Figo: Geralmente usado para a fabricação de doces e geleias, o figo pode ser consumido fresco ou seco. Seus benefícios podem ser associados à presença de vitaminas, fibras e mineirais. Essa fruta também possui pouca quantidade de calorias (250 cal por 100g).

Goiaba: Uma das maiores fontes de vitamina C (3 vezes mais que a exigência diária), a goiaba é uma fruta tropical, rica em nutrientes e excelente fonte de antioxidantes e fitonutrientes. Ajuda na digestão, melhora a saúde dos olhos, retarda o processo de envelhecimento e, contando com a presença de vitaminas E, K e B6, auxilia na formação do sangue.

Maçã: Rica em vitamina A, fósforo, ferro e uma excelente fonte de pectina. A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a reduzir o colesterol e a combater a prisão de ventre. Além disso, a maçã ajuda na asma, protege os ossos e auxilia na perda de peso.

Mamão: É rica em carotenóides e licopeno, que são os agentes que luta contra o câncer, o mamão é uma fonte de vitamina A e vitamina C, assim, resfriado, gripe, náuseas e doença da manhã podem ser evitadas através de sua ingestão.

Maracujá: Muito conhecido por acalmar e relaxar, o maracujá contém flavonoide e alcaloides, responsáveis por agir no organismo como calmante natural. O fruto também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais

Pera: Como contém antioxidantes, vitamina C e cobre, a pera é uma fruta impulsionadora para o sistema imunológico. Aumenta os níveis de energia, graças à glicose que o corpo absorve ao ser ingerida, ajuda a regular a pressão arterial e reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

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