Alimentos com zinco são essenciais na gravidez. Veja 5 fontes desse mineral

Os alimentos fontes de zinco são essenciais para a alimentação durante a gravidez. Esse mineral prepara o organismo da gestante para um parto seguro e ainda ajuda na fertilidade da mulher, além do desenvolvimento da criança.
Os alimentos fontes de zinco são essenciais para a alimentação durante a gravidez. Esse mineral prepara o organismo da gestante para um parto seguro e ainda ajuda na fertilidade da mulher, além do desenvolvimento da criança.
Os alimentos fontes de zinco são essenciais para a alimentação durante a gravidez. Esse mineral prepara o organismo da gestante para um parto seguro e ainda ajuda na fertilidade da mulher, além do desenvolvimento da criança.
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Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

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Poderoso nutriente da família dos minerais, o zinco é uma substância essencial para a alimentação durante a gravidez. Muito importante para a nossa saúde, sua composições preparam o organismo da gestante para um parto seguro e ainda ajudam na fertilidade da mulher, além do desenvolvimento cognitivo da criança.

Encontrado em itens com elevado teor proteico, principalmente os de origem animal, como carne de frango e bovina, o zinco é extremamente importante em todas as fases da gravidez e sua inclusão na dieta das gestantes é imprescindível. "A deficiência do zinco pode gerar aborto espontâneo, retardo no crescimento do feto, nascimento prematuro, pré-eclâmpsia, retardo neural e prejuízo imunológico", alerta a nutricionista Adriana Ávila, listando mais alguns benefícios do mineral:

"O zinco atua na cicatrização de feridas e de cirurgias, no nosso olfato e paladar, na ação de umas cem enzimas, no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos; na produção e liberação de hormônios como a insulina, testosterona, corticosterona e hormônio de crescimento", ressaltou a profissional, salientando, entretanto, que a substância é importante para todos, não só para gestantes.

"A falta desse mineral pode gerar queda de cabelo, diarreia, dermatite, impotência sexual, imaturidade sexual para os adolescentes, apatia, cansaço, depressão, lesões nos olhos e na pele, unhas frágeis e quebradiças, dificuldade na memória e no aprendizado, redução do apetite, prejuízo do olfato e do paladar, demora na cicatrização, queda da imunidade podendo ocorrer infecções de repetição, intolerância à glicose pela diminuição de produção de insulina, entre outras complicações", encerra a especialista.

Zinco na defesa do organismo!

Outra importante função desse nutriente em nosso organismo é a manutenção do sistema imunológico, pois ele atua na prevenção e combate de diversas doenças - de uma simples gripe à pneumonia. Ele evita doenças neurológicas como a depressão e Alzheimer, beneficia o sistema cardiovascular e endócrino, assim como combate sinais de envelhecimento por ter ação antioxidante.

Por isso, para não correr o risco de ter qualquer complicação e ficar com o corpo funcionando a todo vapor, basta consumir alimentos ricos em zinco. a Dra. Adriana Ávila, nos preparou uma lista com alimentos fontes dessa substância. "Ostras, mariscos, castanhas em geral, são as principais fontes alimentares desse mineral". Além dessas opções, grãos integrais, legumes, tubérculos e cereais fornecem zinco para adeptos de dietas vegetarianas e veganas.

5 alimentos ricos em zinco

- Carne bovina: 130g contém 4,0 mg de zinco
- Castanhas: 100g contém 4,0 mg de zinco
- Arroz integral: 40g contém 1,0 mg de zinco
- Pão integral: 80g contém 1,0 mg de zinco
- Ostras: 86g contém 38 mg de zinco

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