Alimentos com flúor são bons ou ruins para a saúde? Saiba mais sobre o mineral

Espinafre, fígado bovino, chá preto, laranja e tomate são alguns exemplos de alimentos que possuem flúor
Espinafre, fígado bovino, chá preto, laranja e tomate são alguns exemplos de alimentos que possuem flúor

Você com certeza já ouviu falar do flúor na hora de ir ao dentista, ou nas indicações para comprar algum creme ou enxaguante bucal. Porém, apesar de não parecer, esse mineral está presente em diversos alimentos do nosso dia a dia e pode influenciar na nossa saúde - e não só a dos dentes. Mas cada vez mais a polêmica acerca desse mineral tem dividido opiniões de dentistas, médicos e nutricionistas: afinal, o flúor é bom ou ruim para a saúde? Descubra se ele é o mocinho ou o vilão nessa história!

Flúor em excesso causa rigidez óssea e problemas na tireoide

O grande problema do flúor, na verdade, é o seu excesso. Presente em pastas de dente e enxaguantes, além de muitos tratamentos odontológicos e na própria água que bebemos (que é fluoretada), já temos contato com esse mineral no nosso dia a dia. Os principais perigos do seu consumo exagerado são rigidez óssea e fluorose dentária, que desgasta o esmalte dos dentes. Alguns estudos também revelam que o flúor pode influenciar e prejudicar o funcionamento das glândulas endócrinas, principalmente a tireoide e a glândula pineal, um pontinho do cérebro responsável pela regulação do sono.

Também faz bem! Conheça os benefícios do flúor

Se em excesso o flúor é perigoso, sua ausência também prejudica - e muito - o organismo. O mineral é responsável pelo fortalecimento não só dos dentes, mas também dos ossos, evitando cáries e a temida osteoporose. Sua ausência pode ocasionar cãibras, aumenta o risco de infecções, surgimento da osteoporose, causa úlceras e até esterilidade. Pessoas com deficiência de flúor também podem sofrer com problemas na vista e nas unhas, além de aumentar a possibilidade de desenvolver a surdez.

Alimentação com flúor: como consumir de forma equilibrada

Apesar de tudo, o flúor na alimentação não é suficiente para aumentar aumentar a quantidade desse mineral no organismo a ponto de prejudicar a sua saúde. Com uma alimentação diversificada, os níveis de flúor ficarão equilibrados e trarão mais benefícios do que riscos. Para ter o flúor como aliado nos cuidados com a sua saúde, você pode enriquecer seu prato com espinafre, agrião, beterraba, tomate, alho, chá preto, cebola, laranja, feijão, maçã, gema de ovo e couve, além de frutos do mar, fígado bovino e bastante água! Manter uma alimentação equilibrada é necessário para que o flúor atue de maneira benéfica no seu organismo.

E aí, tirou suas dúvidas? Se depois dessa matéria, elas ainda persistirem, procure um nutricionista para manter uma alimentação mais equilibrada e saudável.

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