Alimentação saudável e exercícios: Troque os remédios por bons hábitos de vida!

Alimentar-se de maneira saudável e praticar atividades físicas regularmente é, de acordo com a ciência, a forma mais eficaz de proteger o organismo contra doenças.
Alimentar-se de maneira saudável e praticar atividades físicas regularmente é, de acordo com a ciência, a forma mais eficaz de proteger o organismo contra doenças.
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Daniella Chein

Consultor:

Daniella Chein

Formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância

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"Prevenir é melhor do que remediar". A tradicional frase, dita por gerações e gerações, é tão verdadeira quanto necessária enfatizar. Mesmo com todo o avanço da medicina, descobertas de remédios e eficácia dos tratamentos, ainda sim, a ciência sempre aponta os simples hábitos do dia a dia como os principais fatores de cura. Seguir a "cartilha" da alimentação saudável e manter uma rotina de atividades físicas são ações fundamentais para fortalecer o corpo e prolongar as melhores sensações de bem-estar e qualidade de vida.

De acordo com pesquisas recentes da U.S. National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos), brevemente, nas receitas dos médicos estarão prescritas as práticas de atividades físicas e não mais os usos de analgésicos e anti-inflamatórios. Isso se deve ao resultado do estudo sobre os benefícios dos exercícios físicos, que apresentou melhorias significativas nos tratamentos de pessoas portadoras do Mal de Alzheimer, Parkison, câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares. Segundo o professor de educação física e personal trainer, Marcelo Santana, por essas questões, é melhor "investir" tempo e dinheiro em hábitos saudáveis, do que gastar, mais tarde, em remédios para combater doenças:

"Qualquer prática esportiva é um investimento para a saúde, ao contrário do remédio que é correr atrás do prejuízo. Então, a atividade física pode nos proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. Por exemplo, uma pessoa que pratica 30 minutos de exercícios físicos por dia, já é uma pessoa fora da lista de sedentários e isso já é um grande passo em busca da saúde, ou seja, teremos uma melhora no sistema vascular, respiratório, hipertensão, ajuda a prevenir o diabetes. Se aliado à uma reeducação alimentar a tendência é melhorar ainda mais a qualidade de vida", explica o profissional.

A importância da alimentação saudável para fortalecer o organismo

Junto às atividades físicas, aliar a prática de exercícios à uma alimentação equilibrada é fundamental para nos manter saudável e adquirir mais benefícios. Quando nos alimentamos de maneira correta, nosso organismo absorve os nutrientes necessários para fornecer energia para os músculos, manter a hidratação do corpo, além de conferir um organismo mais forte contra as enfermidades. Segundo a nutricionista Daniella Chein, os alimentos com propriedades antioxidantes, são de suma importância para o bem-estar dos praticantes de atividades físicas:

"Quando unimos prática de atividade física com uma alimentação saudável as chances de os resultados serem bons são muito maiores. A inclusão de alimentos antioxidantes no nosso dia a dia é um super aliado para nossa saúde, pois além de todos os benefícios já conhecidos, os antioxidantes, como as frutas cítricas, por exemplo, ajudam na recuperação muscular, evitando lesões causadas pela prática da atividade física", explica a profissional.

Cardápio contra doenças - Você pode investir em alimentos naturais, integrais, ricos em fibras, vitaminas, minerais e proteínas, principalmente frutas, legumes e verduras, que ajudam a equilibrar o nosso metabolismo, favorecendo a prática de exercícios físicos saudáveis e tendem a agregar mais nutrientes para a sua saúde.

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