Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação para quem está com dengue: o que priorizar se estiver doente
Guia Culinário 09/07/2020

Alimentação para quem está com dengue: o que priorizar se estiver doente

Causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa que precisa ser tratada com seriedade. Ela causa sintomas como febre, dores musculares, enxaquecas, falta de apetite, mal estar e pode ter diferentes níveis de gravidade. Mas você sabia que é possível aliviar os sintomas – e ajudar o organismo no tratamento da doença – através da alimentação? Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos uma matéria com dicas de alimentação para quem está com dengue. Assim, você mantém o organismo fortalecido e contribui para o processo de recuperação do corpo. Confira!

Aposte em alimentos ricos em ferro e proteínas

A principal dica de alimentação para tratar dengue é apostar em uma dieta rica em proteínas e ferro – isto é, investir em um cardápio com carnes vermelhas, frangos, peixes e folhas verde-escuras. A dengue, para quem não sabe, tende a diminuir o número de plaquetas (componentes do sangue fundamentais para a coagulação) o que pode ser perigoso a longo prazo.

A dengue hemorrágica (quadro mais grave da doença), em especial, pode acarretar em uma queda grande de plaquetas, levando ao risco do sangramento. Por isso, o consumo de ferro é tão importante nesse período – afinal, o mineral ajuda a aumentar a produção de plaquetas e também previne a anemia. O mesmo serve para as proteínas, que também auxiliam nesse quesito e são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico.

Crie uma dieta leve, aposte nas hortaliças e beba bastante líquido

Além de apostar em alimentos estratégicos (que ajudem a aumentar a taxa de plaquetas sanguíneas), também é importante montar uma dieta mais leve, com diferentes hortaliças (alface, cenoura, beterraba, chuchu) e frutas cítricas, que fortalecem o sistema de defesa do corpo. Além disso, é fundamental se lembrar de beber bastante líquido (principalmente água) para manter o corpo hidratado e auxiliar na recuperação. Com uma alimentação mais natural, o organismo fica bem preparado para superar os sintomas da dengue.

Evite alimentos ultraprocessados que fragilizam a imunidade

Vale destacar que também é importante cortar certos alimentos que possam ser prejudiciais para o tratamento da dengue. Produtos ultraprocessados (ricos em gordura trans e açúcar refinado, por exemplo) fragilizam a imunidade e podem desencadear inflamações – ou seja, devem ser evitados ao máximo. São eles: biscoitos recheados, sorvetes, pipocas de micro-ondas, refrigerantes e frituras. Ao diminuir o consumo desses alimentos – e seguir todas as recomendações do médico, tomando os devidos medicamentos – pode apostar que fica bem mais fácil se recuperar da dengue.