Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação e saúde mental: os nutrientes que te ajudam a viver melhor
Guia Culinário 12/05/2020

Alimentação e saúde mental: os nutrientes que te ajudam a viver melhor

Você sabia que a alimentação saudável está ligada à saúde mental? Pois é! Assim como uma mente sã é sinônimo de um corpo são, os nutrientes que a gente consome no dia a dia são fundamentais para manter a nossa saúde mental. Alguns, inclusive, merecem destaque! Confira a lista!

Ferro transporta oxigênio, evitando desânimo, exaustão e ansiedade

O ferro é o principal componente da família dos minerais que atua no processo respiratório do organismo. É responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para os músculos e para todas as células do corpo. A falta de ferro pode causar desânimo, exaustão, dores de cabeça, falta de ar, sintomas de ansiedade e doenças graves como a anemia.

O ferro está presente em carnes e vísceras, peixes, gemas de ovos, leguminosas, vegetais verdes e em outras fontes alimentícias do mineral.

Complexo B é um conjunto de vitaminas ligadas à saúde mental

Cada uma das oito vitaminas do complexo B possui uma função específica no nosso organismo, mas todas elas estão ligadas de alguma forma ao bem-estar e à saúde mental.

A vitamina B1 (tiamina), por exemplo, é a responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso, ajudando a captar informações, mensagens e estímulos neurológicos. A B6 (piridoxina) também merece destaque, afinal é ela quem permite o transporte de ferro pelo organismo, mineral responsável pela oxigenação do corpo. Por fim, a vitamina B12 (cobalamina) está diretamente ligada a saúde mental: ela reduz quadros de estresse, ansiedade e depressão, atuando também no sistema nervoso.

As principais fontes de vitamina B são alimentos como bife de fígado, ostras e mariscos, salmão, truta, batata, inhame e grãos integrais.

Vitamina D aumenta o bem-estar corporal

Conhecida também como “vitamina do sol”, a vitamina D é um hormônio que regula 229 genes de nosso corpo. Justamente por isso, ela é fundamental para manter o organismo equilibrado e a saudabilidade da mente, sendo importante para o fortalecimento de ossos e músculos e para o bem-estar corporal.

Para ingeri-la, é preciso pegar sol por pelo menos 15 minutos – entre 10h e 15h, devido a incidência dos raios solares – ou consumir alimentos ricos no nutriente, como ovos cozidos, leite, cogumelos, sardinha e bife de fígado.

Triptofano (aminoácido essencial) ajuda a melhorar e a regular o humor

Para produzirmos a serotonina, hormônio responsável por inibir sensações de ansiedade e tristeza, além de estimular o bem-estar de uma forma geral, o nosso corpo precisa de um nutriente chamado triptofano. Ele é um aminoácido essencial (ou seja, não produzido pelo organismo) que ajuda a melhorar (e regular) o humor, além de combater sintomas de depressão e estresse.

O triptofano pode ser obtido através de alimentos como banana, cacau, banana, nozes e castanhas, peixes (como o salmão e o atum), ovos, leguminosas (em especial o feijão azuki) e sementes (como aveia e linhaça).