Aliado para uma digestão perfeita: O coco é a fruta da estação!

O consumo de coco ajuda a controlar a multiplicação de bactérias e fungos prejudiciais à saúdec
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Quando falamos em alimentação saudável, a perfeita digestão deve ser tratada como o processo final de funcionamento do organismo. E para isso acontecer da maneira mais natural possível, alguns alimentos, como o coco, trazem benefícios perfeitos para serem inseridos numa dieta.

Aqueles alimentos ricos em fibras, por exemplo, melhoram a absorção de todos os nutrientes ingeridos, ajudando a flora intestinal. É aí que entra o poder do coco numa dieta equilibrada. Muitos alimentos são reconhecidos pela sua grande quantidade de fibras, como frutas, pão integral e farelo de trigo, mas, o coco é uma das mais poderosas fontes do nutriente.

Basicamente composto de água, gordura e fibras, quando comparadas a de outros alimentos, o coco é um isotônico natural, superior tanto em quantidade como em qualidade. Cerca de 70% dos carboidratos do coco encontram-se nas fibras, que não são digeríveis, bom para quem quer ou precisa adotar uma dieta de baixas calorias. O consumo adequado de fibras facilita a eliminação de resíduos e suas toxinas. Por isso, o consumo de coco deixa mais fácil controlar a multiplicação de bactérias e fungos prejudiciais à saúde.

"O ácido láurico do óleo de coco, por exemplo, é transformado em monolaurina no corpo humano. A monolaurina destrói vírus revestidos de lipídeos e diferentes bactérias patogênicas, tornando inativas bactérias, leveduras e fungos. Por sua ação bacteriana, consegue proteger o intestino, equilibrando a flora intestinal. Assim, previne e combate a prisão de ventre e diarreia", destacou a nutricionista Duane Amorim. Porém, ela adverte que o consumo de coco deve ser moderado e orientado por um profissional especializado:

"Não saia por aí consumindo o coco em todas as suas formas e versões (óleos, farinhas, in natura, etc), pois estamos falando de um alimento rico em gordura saturada, e toda gordura em excesso tem seus efeitos prejudiciais à saúde, podendo anular seus efeitos benéficos", orientou a nutricionista.

Mal comum - O problema de má digestão é tão comum, que a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que 40% da população mundial, em algum momento da vida, já sofreu um quadro de síndrome do intestino irritável, principalmente por causa da prisão de ventre. O mal é uma das doenças mais prevalentes no mundo, tanto que um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o tempo de trânsito colônico (da entrada e saída do alimento durante o processo digestivo) dos brasileiros é de 37 horas, ou seja, a evacuação da comida só acontece 1 dia e meio depois de ser ingerida.


Veja outros alimentos que também são importantes aliados para a digestão:



- Iogurte: as bactérias probióticas (benéficas à saúde) presentes nos iogurtes atuam no equilíbrio da microflora intestinal e nas disfunções do trato intestinal, como diarreias e constipações. Além disso, essas bactérias melhoram o sistema imunológico e aumentam a absorção de cálcio pelo organismo.

- Pão integral: por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal, absorvendo água e circulando pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.

- Mamão, ameixa e pera: são frutas com uma excelente combinação de fibras para combater a prisão de ventre.

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