Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alho-poró: 5 benefícios dessa hortaliça na sua dieta
Guia Culinário 22/04/2019

Alho-poró: 5 benefícios dessa hortaliça na sua dieta

Muito usado em diferentes culinárias ao redor do mundo, o alho-poró é um ótimo tempero para massas, molhos, carnes, risotos, sopas e pratos diversos. Ele é um vegetal que pertence à mesma família do alho e da cebola e pode ser consumido cru ou cozido. Mas além de dar um toque de tempero especial a muitos pratos, o alho-poró também tem nutrientes e substâncias muito benéficas para o corpo. Quer conhecê-lo melhor? Nós listamos 5 benefícios que esse alimento traz para a saúde. Confira!

Alho-poró é rico em vitaminas C, do complexo B e em minerais

Um dos principais benefícios do alho-poró é o fato de ele ser fonte de minerais importantes, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e cobre, que são fundamentais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular. Mas, além disso, ele também é fonte de vitamina C, que fortalece a imunidade, faz bem para a saúde da pele e auxilia na absorção do ferro. Já as vitaminas do complexo B são fundamentais para o sistema nervoso, cardiovascular e digestório.

Vegetal tem alto teor de fibras

Muita gente não sabe, mas o alho-poró também é um alimento rico em fibras, que ajudam a manter o funcionamento do sistema digestivo. As fibras solúveis, por exemplo, criam uma espécie de gel no estômago que prolongam a sensação de saciedade. Assim, elas conseguem controlar melhor a fome e a absorção de nutrientes. Além disso, elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Outro ponto positivo é que o alho-poró também possui prebióticos – componentes que estimulam a proliferação de “bactérias do bem”, auxiliando no funcionamento da flora intestinal.

Alimento é fonte de ácido fólico, importante para gestantes

Você sabia que o alho-poró também é uma fonte importante de ácido fólico? Essa substância (também conhecida como vitamina B9) é fundamental para a saúde de gestantes, pois auxilia na formação do sistema nervoso do feto. Mas, além disso, o ácido fólico fortalece a pele, as unhas, cabelos e o sistema imunológico. Por isso, é recomendável que as mães consumam alho-poró durante o período da gravidez.

Por ser rico em antioxidantes, combate o envelhecimento da pele

Uma das maiores vantagens do alho-poró é que ele é rico em antioxidantes – substâncias que inibem a ação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento da pele, dos cabelos e do corpo de forma geral. Os antioxidantes são muito indicados para quem quer evitar o envelhecimento precoce, pois fortalecem a pele e evitam o surgimento de rugas, por exemplo. O alho-poró faz parte do grupo de alimentos com alto teor dessas substâncias e pode ser incluído na sua dieta diária.

Alho-poró atua como diurético no organismo

O alho-poró também pode ser considerado um alimento diurético, ajudando a hidratar a pele e a eliminar toxinas do organismo. Além disso, combate a retenção de líquidos e, por isso, ajuda a amenizar inchaços pelo corpo.

Produtos relacionados