Alérgico a tomate? Saiba quais alimentos podem substituir o fruto no cardápio

Algumas pessoas podem desenvolver alergia ao tomate, mas para não deixar de aproveitar seus nutrientes é possível consumir alimentos que funcionam como bons substitutos
Algumas pessoas podem desenvolver alergia ao tomate, mas para não deixar de aproveitar seus nutrientes é possível consumir alimentos que funcionam como bons substitutos

O tomate é um ingrediente usado em várias receitas, principalmente nas de quem segue uma dieta saudável e consome muitas saladas. Então, já imaginou o incômodo que é ter que evitar os alimentos que contam com esse ingrediente por causa de uma alergia? Pois é, embora seja algo raro existem pessoas que não podem consumir esse fruto e nem nada que seja feito a base dele devido a crises alérgicas.

Pensando nisso, e para ajudar quem faz parte desse seleto grupo que desenvolveu esse tipo de alergia, preparamos uma matéria especial explicando os sintomas mais comuns do problema e o que fazer para substituir o tomate na alimentação. Vem conferir!

Alergia a tomate pode causar azia, dor no estômago e até erupção cutânea

Apesar de não ser muito comum, a alergia a tomate pode, sim, atingir algumas pessoas. Um dos sintomas é a dor no estômago e uma incômoda sensação de azia toda vez que o fruto é consumido, mas a crise alérgica também pode se manifestar no físico - com coceiras e erupção cutânea, por exemplo -, já que faz parte do grupo das alergias de contato (também conhecidas como "do tipo 1").

Segundo estudiosos, fatores genéticos são os responsáveis pelo desenvolvimento do problema. O motivo seria o fato de o organismo confundir o alérgeno do tomate - ou seja, a substância que causa a hipersensibilidade - com um inimigo externo que precisa ser combatido a qualquer custo.

Alimentos com cores que vão do amarelo ao vermelho podem substituir o tomate

Um dos maiores benefícios do tomate é a presença do licopeno, um pigmento de cor vermelha (carotenoide) que atua como antioxidante, combatendo células cancerígenas no organismo. No entanto, por mais que seja o alimento com maior concentração dessa substância, quem tem alergia pode apostar em outras opções para não perder esse benefício.

Por ser um carotenoide - substância química responsável por dar o tom do amarelo ao vermelho -, a dica é consumir alimentos que tenham essas cores. A cenoura, por exemplo, de cor alaranjada, também funciona como fonte desse antioxidante presente no tomate, assim como é o caso do pimentão vermelho, do mamão, da manga, da abóbora e de outros ingredientes que transitam entre esses tons.

Vitamina C do tomate pode ser encontrada em várias frutas

Além do licopeno, o tomate também é rico em vitamina C. Por isso, para não perder nenhum nutriente desse fruto, quem tem alergia deve completar a dieta com alimentos que contêm com essa substância que auxilia no transporte de ferro e ainda ajuda a combater a anemia por fortalecer o sistema imunológico. Dentre os mais ricos nesse nutriente estão várias frutas - como a laranja, o limão, o morango e o abacaxi - e vegetais de folhas verdes - como brócolis, espinafre, couve e repolho.

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