Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 06/11/2019

Alergia ao trigo e doença celíaca não são a mesma coisa! Entenda suas diferenças

Muitas pessoas costumam confundir alergia com intolerância alimentar, sabia? Só que os dois problemas são distintos e causam sintomas diferentes no organismo. Os celíacos, por exemplo, têm intolerância ao glúten (proteína presente no trigo e em diversos cereais). Mas, o que muita gente não sabe, é que também existe alergia ao trigo – um problema mais específico, que não necessariamente tem relação com o glúten. Aqui, nós listamos as principais diferenças entre alergia e intolerância. Dá uma olhada!

Afinal, qual é a diferença entre alergia e intolerância alimentar?

Diferenciar alergia de intolerância alimentar é mais fácil do que parece! Alergias alimentares, de uma forma geral, costumam surgir na infância e podem ser diagnosticadas com testes cutâneos ou através do RAST – exame de sangue que identifica anticorpos específicos e, assim, aponta se alguma substância causa (ou não) alergia no indivíduo. A intolerância alimentar, por outro lado, costuma aparecer em crianças maiores ou já na fase adulta – e, assim como a alergia, é um problema irreversível.

Além disso, enquanto a alergia é um problema mais raro (geralmente tem relação com o histórico familiar da pessoa), a intolerância ao glúten é algo mais frequente. Muitas pessoas tornam-se celíacas por conta de hábitos alimentares (por cortar o glúten de forma desnecessária, por exemplo) ou por conta de alguma doença ou problema no intestino.

Caso a pessoa tenha alergia ao trigo, por exemplo, o organismo encara a alimento como um agente invasor – o que causa sintomas como coceiras na pele, nos olhos e na garganta. No caso da intolerância ao glúten, por outro lado, as reações costumam se dar mais no aparelho gastrointestinal (com inchaço e dores abdominais, por exemplo).

Vale destacar que a alergia ao trigo nem sempre tem relação com o glúten em si, pois é possível que a pessoa seja alérgica a outra substância presente no alimento. Mesmo assim, na maioria das vezes, a gliadina (componente do glúten) é a causadora da alergia. Por isso, é muito importante fazer exames para identificar corretamente o alérgeno – isto é, a substância presente no trigo que causa alergia.

Com a intolerância alimentar o nutriente não é digerido corretamente, causando dores abdominais e uma série de sintomas

Quando há intolerância ao glúten, a ingestão da proteína pode causar uma série de sintomas: vômito, diarreia, inchaço abdominal, cólicas, dores mais intensas e até sintomas mais extremos. Por isso, quem é celíaco precisa tomar muito cuidado para não entrar em contato com o glúten – isto é, deve-se cortar o consumo de diferentes biscoitos, pães, bolos, massas, cereais e alimentos que possam conter a proteína.

Alergia ao trigo costuma causar reações na pele e na garganta

A alergia ao trigo é considerada um problema mais grave que a intolerância ao glúten, sabia? Caso a pessoa seja alérgica e entre em contato com o trigo, os sintomas podem ser bem graves: coceiras na pele, nos olhos, irritação na garganta, urticária e, em casos mais graves, até mesmo choques anafiláticos que podem levar à morte. Por isso, quem sofre com esse tipo de alergia precisa tomar todos os cuidados e fazer o devido acompanhamento com um médico.

Produtos relacionados