Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Além do ferro: vitaminas C, B6 e B12 também são aliadas contra a anemia!
Guia Culinário 22/10/2018

Além do ferro: vitaminas C, B6 e B12 também são aliadas contra a anemia!

O ferro é um dos principais nutrientes para tratar a anemia – tanto que, quando a doença é diagnosticada, a dieta do paciente sempre passa a contar com alimentos ricos nessa substância. No entanto, o que muita gente não sabe é que ela não é a única que ajuda a aumentar a imunidade: o mesmo ocorre com algumas vitaminas, como é o caso da C, B6 e B12. Saiba mais sobre os benefícios de cada uma delas!

Vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos e anticorpos

Não é à toa que a vitamina C – ou ácido ascórbico, seu nome técnico – é muito usada para tratar gripes e resfriados. Afinal, dentre os seus principais benefícios está o fortalecimento do sistema imunológico – o que contribui para o alívio dos sintomas e tratamento das doenças relacionadas à imunidade baixa.

A vitamina exerce essa função da seguinte maneira: aumenta a produção de glóbulos brancos, as células responsáveis por combater a ação de qualquer corpo estranho no organismo, e fortalece os anticorpos. Mas, como não é produzida pelo próprio organismo, precisa ser adquirida com a ajuda de alimentos – como laranja, acerola, pimentão, brócolis, kiwi, morango, goiaba e no goji berry, que é considerada a fruta com maior concentração desse nutriente.

Vitamina B6 participa da produção das hemácias

Assim como as demais vitaminas do complexo B, a vitamina B6 – ou piridoxina – atua no sistema nervoso central para combater problemas como estresse, irritabilidade e até problemas emocionais mais sérios, como depressão e ansiedade. Mas, além dessa função, ela também aparece como uma aliada no tratamento da anemia por ajudar a aumentar a imunidade.

Ela trabalha atuando na multiplicação de todas as células – inclusive as do sistema imunológico – e na produção dos glóbulos vermelhos (hemácias). Essas últimas, além de serem as proteínas responsáveis pela cor vermelha do sangue, também ajudam no transporte de oxigênio para todo o corpo.

Assim, para aproveitar esses benefícios, é muito importante consumir alimentos que sejam ricos nessa vitamina. Dentre eles, estão peixes, bife de fígado, banana, melancia, gérmen de trigo, castanhas, avelã, ovo, frango cozido e espinafre cru.

Vitamina B12 combate a anemia por influenciar na contagem das hemácias

Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 – que também faz parte do grupo de vitaminas do complexo B – não precisa ser consumida diariamente porque o fígado possui reservas desse nutriente. No entanto, é importante adicionar alimentos que contam com ele na dieta – como peixes, carnes (principalmente o fígado, que é onde ela fica acumulada), leite e ovos, por exemplo – para não correr o risco do corpo desenvolver anemia.

A doença – que quando ocorre por falta de vitamina B12 é chamada de anemia perniciosa – pode aparecer como consequência pelo seguinte motivo: com pouca quantidade desse nutriente, há uma baixa contagem de hemácias no organismo. Os principais sintomas do problema são diarreia, perda de apetite, falta de ar, sangramento da gengiva, fadiga e até dificuldades para se concentrar.