Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Adoçante faz mal e engorda? Saiba quais são os seus mitos e verdades
Guia Culinário 02/07/2018

Adoçante faz mal e engorda? Saiba quais são os seus mitos e verdades

Muito usado na dieta dos diabéticos e de quem pretende perder peso, o adoçante foi inventado nos Estados Unidos em 1879 para que alimentos e bebidas pudessem ganhar um gosto doce mesmo sem o açúcar. No entanto, por mais que seja conhecido como uma opção mais saudável, o ingrediente ainda é cheio de mitos e verdades ao seu redor!

Tem quem acredite, por exemplo, que ele pode ser consumido sem restrições por ter um baixo valor calórico, enquanto outros acreditam que pode fazer mal à saúde e até causar problemas sérios, como o câncer. Mas o que será verdade e o que não passa de boato nessa história? Confira!

Adoçante faz mal à saúde e aumenta o risco de câncer: Mito e verdade

Por mais que tenha aparecido como uma alternativa mais saudável para adoçar alimentos e bebidas, muito se fala sobre o risco do adoçante acabar trazendo mais malefícios que vantagens. Já foi discutido, inclusive, que ele pode causar câncer. Porém, como nenhum estudo científico comprovou essa possibilidade, essa informação é considerada apenas um mito.

No entanto, por contar com substâncias sintéticas em sua composição, é verdade que pode ter efeito tóxico no organismo e aumentar os riscos de surgimento da doença – mas só se for consumido em excesso! Por isso, o ideal é usar uma quantidade moderada do ingrediente e, se possível, intercalar com adoçantes considerados naturais. Uma boa alternativa é o xilitol, que é extraído da fibra de algumas plantas, como ameixa e milho.

Existe risco de engordar com adoçante: Verdade

Por mais que tenha menos calorias que o açúcar, o adoçante pode sim contribuir para o aumento do peso se for consumido em excesso, principalmente se o seu uso não vier acompanhado de uma dieta saudável e regrada. É que a ausência da glicose pode fazer com que o organismo tenha vontade de consumir mais do que deveria desses alimentos em versão diet – e é justamente aí que há o risco de ganho de peso.

Crianças não podem usar adoçante: Mito

Talvez por conter substâncias sintéticas ou por sempre ser relacionado à diabetes, o adoçante é considerado por muitos pais como um ingrediente proibido para crianças. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, isso não passa de um mito!

Crianças que têm problema com sobrepeso ou já precisam controlar a quantidade de açúcar no sangue podem – e devem! – substituir o açúcar pelo ingrediente para adoçarem o alimento de uma maneira mais saudável. Só é importante consultar um nutricionista antes para que seja indicada a quantidade ideal e qual o melhor tipo de adoçante que deve ser consumido.

Adoçantes podem causar gases: Verdade

Não é uma regra geral, mas sim, algumas pessoas podem sofrer com o aumento de gases por conta do uso do adoçante. Isso ocorre porque as tais substâncias sintéticas que fazem parte de sua composição podem causar desconforto no intestino – o que, consequentemente, aumenta as chances do incômodo estomacal aparecer.

Consumo do adoçante tem restrições: Verdade

A informação de que as crianças não devem consumir adoçante não procede, mas realmente existem alguns grupos que podem ser prejudicados pelo uso desse substituto do açúcar e devem evitá-lo – ou, ao menos, fazer um consumo mais cuidadoso. As grávidas, por exemplo, são o grupo mais polêmico. A dúvida sobre usar ou não o adoçante se deve à suspeita de que alguns componentes artificiais do produto podem prejudicar o bebê por se acumularem na placenta. Por isso, além de um consumo bem moderado, também é indicado um acompanhamento com um médico para que ele recomende a versão ideal. Além delas, quem também deve evitar alguns adoçantes são os portadores da doença genética fenilcetonúria – já que o aspartame pode causar o retardo mental.