Açúcar mascavo: os benefícios de usá-lo no lugar do demerara ou refinado

Açúcar mascavo é mais nutritivo que açúcares refinado e demerara, pois não passa por nenhum processo de refinamento, conservando melhor vitaminas, minerais e outros nutrientes
Açúcar mascavo é mais nutritivo que açúcares refinado e demerara, pois não passa por nenhum processo de refinamento, conservando melhor vitaminas, minerais e outros nutrientes

Na hora de adoçar sucos, cafés, vitaminas, bolos, mousses e outras receitas, muitas pessoas tendem a recorrer ao açúcar branco - que é um dos maiores vilões da nossa saúde! Mas você sabia que existem alternativas mais saudáveis para adoçar receitas no dia a dia? O açúcar mascavo, por exemplo, é uma das mais indicadas, pois é fonte de vitaminas, minerais e conserva uma quantidade maior de nutrientes por não passar pelo processo de refinamento. Para saber mais sobre esse alimento e seus benefícios, é só continuar lendo!

Açúcar mascavo tem menos calorias e é mais nutritivo que o refinado

Se você está buscando uma opção menos calórica para adoçar receitas, faz todo sentido recorrer ao açúcar mascavo. Ao contrário do açúcar branco - que passa pelo processo de refinamento - o mascavo é obtido da concentração de caldo de cana e, por não passar por muitos processamentos (e nem receber aditivos), ele conserva uma coloração mais escura.

Por conta desse processo de produção mais natural, o açúcar mascavo também conserva uma maior quantidade de vitaminas do complexo B, A, E, C e D, assim como ferro, zinco, magnésio e outros nutrientes. O açúcar refinado, em contrapartida, quase não possui minerais e vitaminas, afinal, ele perde a maioria dos nutrientes no processo de refinamento.

Açúcar mascavo também é mais nutritivo que o demerara

Na hora de escolher entre o açúcar mascavo e o demerara, algumas pessoas ficam na dúvida, pois ambos os alimentos são nutritivos e menos calóricos que o açúcar refinado. No entanto, o que muita gente não sabe é que o demerara passa por processos de refinamento mais simples e - assim como o açúcar branco - também recebe alguns aditivos, apesar de ser numa proporção menor.

Por conta disso, o açúcar demerara acaba sendo considerado uma opção "menos natural" que o mascavo - apesar de também fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes. Para manter uma dieta saudável, a nossa dica é que você tente sempre dar preferência ao açúcar mascavo na hora de adoçar certas receitas.

Uma boa dica, inclusive, é sempre reparar nos grãos e na coloração do açúcar - quanto mais grossos e escuros, mais nutritivos eles tendem a ser (pois se encontram em um estado mais bruto e passaram por pouco - ou nenhum - processo de refinamento). Interessante, né?

Dê preferência às versões orgânicas de açúcar mascavo

Para ter um estilo de vida mais sustentável e saudável, uma boa dica é sempre recorrer aos alimentos orgânicos (que são livres de agrotóxicos e aditivos químicos). O açúcar mascavo, em especial, também pode ser encontrado em versões orgânicas - nesse caso, as etapas de produção são mais ecológicas e o açúcar vem com um selo de qualidade de produção. Bem legal, né?

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