Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 01/02/2021

Açúcar magro ou adoçante? Saiba qual opção é mais saudável

Buscar alternativas saudáveis para adoçar o café, suco, chá e diferentes bebidas no dia a dia é sempre uma boa opção. Só que muitas pessoas tendem a ficar na dúvida sobre qual, de fato, é o melhor adoçante (menos calórico e mais nutritivo, por exemplo) para usar nas receitas. Para entender melhor esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Adriana Ávila, que esclareceu uma polêmica relevante sobre qual alternativa é mais saudável: açúcar magro ou adoçante. Continue lendo para descobrir!

Afinal, quais são as diferenças entre açúcar magro e adoçante comum?

Antes de escolher entre o açúcar magro e o adoçante, é importante entender as diferenças entre os dois e as vantagens de cada um. A nutricionista Adriana Ávila ajuda a esclarecer esse ponto: “O açúcar magro ou light é composto de açúcar comum (sacarose) e de adoçante ciclamato de sódio e sacarina sódica. O adoçante é uma substância de baixo valor calórico que dá sabor doce ao alimento ou bebida”, explica a profissional.

É mais indicado consumir açúcar magro ou adoçante?

É importante destacar que tanto o açúcar magro (ou light) quanto o adoçante podem ser usados na alimentação – mas desde que o consumo seja sempre equilibrado, nunca feito de forma exagerada. Ainda assim, existem algumas situações que demandam maiores cuidados. De acordo com a nutricionista, o adoçante deve ser priorizado dependendo do caso. “Se a pessoa tem diabetes, obesidade e/ou triglicérides em níveis altos deverá usar o adoçante. Os adoçantes têm bem menos calorias e não contêm açúcar. Já caso a pessoa tenha o peso adequado, poderá usar o açúcar comum ou light/zero se quiser”, afirma Adriana.

Existem outras opções de adoçantes naturais ou artificiais

Você sabia que existem outras alternativas saudáveis para adoçar receitas no dia a dia? Além do açúcar magro e do adoçante comum, é possível recorrer a outras substâncias (artificiais ou naturais) que são ótimas para deixar as bebidas mais doces. A nutricionista dá ótimas sugestões para variar: “A stévia é mais indicada para suco de fruta ácida. A sucralose pode ser usada em suco, café, chá, leite, iogurte, vitaminas e é bem aceita”, recomenda.

Além disso, para entender melhor o universo dos adoçantes, a nutricionista disponibiliza uma lista que informa a quantidade de calorias para cada 1 grama de diferentes tipos de açúcares e adoçantes (desde a sucralose e o açúcar magro até o mascavo e o demerara). Confira:

Sucralose: 0 calorias

Stévia: 0 calorias

Eritritol: 0.2 calorias

Xilitol: 2.4 calorias

Sacarina e Ciclamato de sódio: 3.6 calorias

Aspartame: 3.75 calorias

Açúcar magro/light: 4 calorias

Açúcar branco: 4 calorias

Açúcar mascavo: 3.6 calorias

Açúcar demerara: 3.3 calorias