Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/09/2019

Acompanhamentos para chá: aprenda a combinar a bebida com lanches deliciosos

Muito se fala sobre acompanhamentos para carnes ou mesmo para as refeições de uma forma geral, mas sabia que algumas combinações também podem ser muito especiais na hora do lanche? É o que ocorre com o chá, já que a bebida – embora possa ser tomada sozinha – fica muito melhor quando consumida com a comida certa. Não sabe exatamente o que preparar? Então dá uma olhada nas nossas sugestões:

Bolo de sabor simples para chás sem sabor intenso

Chá com bolo é uma combinação que por si só já faz a gente ficar com água na boca, né? Mas saiba que nem sempre o seu bolo favorito vai combinar com a bebida. Afinal, se um dos dois sabores for muito forte isso pode te impedir de apreciar o outro da forma devida. Por isso, nossa dica é optar por um bolo simples, sem um gosto tão característico. Os de milho e fubá, por exemplo, são ótimos! Caso opte por esse lanchinho, prefira chás sem sabores muito intensos. Assim, você consegue aproveitar o melhor da bebida e da comida e deixar a sua hora do chá mais gostosa.

Torrada com geleia de morango combina com chá verde

Você sabia que, na cerimônia de chá, o matcha é consumido após o doce? Isso porque essa bebida tem um gosto muito forte, então o consumo de algo adocicado antes ajuda a “aliviar” o paladar. Por isso, tanto o matcha quanto o chá verde (que são feitos a partir da mesma folha) devem ser consumidos com um alimento com sabor mais característico. Nesse caso, nossa sugestão é consumi-los com torradas com geleia de morango, que possui um sabor mais adocicado. Vai ficar uma delícia, pode confiar!

Quiche de queijo é um bom acompanhamento para o chá preto

Quem disse que os chás precisam ser consumidos com algo doce? Eles na verdade reforçam o paladar do que estiver sendo servido como acompanhamento, e o mesmo vale para pratos salgados. É aí que entra a quiche de queijo, que tem um sabor marcante, e por isso merece ser combinada com uma bebida também intensa. Nesse caso, aposte no chá preto, que tem um sabor bem forte.

Madeleines caem bem com chás cítricos

Lembra quando falamos que os bolos são ótimos acompanhamentos para chá? O mesmo vale para as madeleines! De sabor suave, elas funcionam como um aperitivo que caem muito bem com chás cítricos – já que elas mesmas podem ser preparadas com limão ou mesmo tangerina. Além disso, são ótimas para servir para um número maior de pessoas – já que no caso do bolo é preciso cortá-lo em pedaços, o que é menos prático. Por isso, se você conhece mais adeptos à hora do chá, é só juntar todo mundo e servir deliciosas madeleines que o sucesso é certo!

Para frutas com baixa acidez, tome chá de hortelã

Já se você gosta de ideia de comer uma fruta enquanto toma chá, a nossa sugestão é apostar nas que não possuem um alto grau de acidez. Mamão, banana e abacate são alguns ótimos exemplos que entram nesse grupo. Para combinar, aposte no chá de hortelã que não tem erro!