Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Achocolatado tradicional, light e diet: Qual é a diferença? Entenda mais!
Guia Culinário 16/01/2017

Achocolatado tradicional, light e diet: Qual é a diferença? Entenda mais!

Seja bebido quente, para dias mais frios, ou frio, para os dias mais quentes, o achocolatado em pó é um tradicional companheiro na hora do lanche e, até mesmo, em um prático café da manhã. Muito versátil e saboroso, no entanto, o seu consumo precisa ser moderado em nossa alimentação, por isso, existem versões mais leves, com menos açúcar e calorias, como os lights e diets. Entenda as diferenças entre os tipos light, diet e tradicional dessa bebida!

Não só utilizado como bebida, misturado ao leite, o achocolatado em pó cada vez mais ganha funções dentro de receitas: cookies de chocolate, mousses, cremes… Opções não faltam para utilizar o ingrediente. No entanto, como em tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. Por isso, as versões com menos calorias, gorduras e, principalmente açúcar, são opções mais viáveis do que as tradicionais para utilizarmos esses produtos no dia a dia. Descubra suas diferenças!

Tradicional, light e diet: Qual é a diferença entre eles?

– Achocolatado em pó tradicional: Utilizado, principalmente, para completar a alimentação das crianças, o alimento quando acrescido ao leite, torna mais saborosa a ingestão de cálcio dos pequenos, melhorando o desenvolvimento do corpo. O achocolatado em pó tradicional possui mais calorias, se comparado ao light e ao diet e uma menor quantidade de vitaminas e minerais que são acrescidos à composição.

– Achocolatado em pó light: Conhecido por ter 25% a menos de açúcar, colesterol, sódio e gorduras, por exemplo, a versão light do achocolatado em pó pode fazer parte das mesmas composições que o tradicional, evidenciando a presença das vitaminas e dos minerais. É uma opção para ser consumida por quem deseja perder peso sem abrir mão do achocolatado.

– Achocolatado em pó diet: Livre de açúcar, a versão diet é a mais indicada para fazer parte das dietas de emagrecimento ou para diabéticos. Logo, o alimento não pode conter em sua composição substâncias como sódio, açúcar e gorduras. O achocolatado diet é ideal para compor as receitas do dia a dia e substituir o achocolatado tradicional.

5 Receitas para acrescentar o achocolatado em pó no seu dia a dia

Mais do que o tradicional achocolatado com leite ou o delicioso brigadeiro de panela, o alimento pode compor as mais diversas preparações para agradar toda a família. Confira algumas sugestões que além de deliciosas, podem ser super fáceis de preparar:

1 Mousse saudável de chocolate com castanhas do Pará

2 – Flan de achocolatado Orgânico Taeq

3 – Creme leve de laranja com chocolate

4 – Cookies de achocolatado em pó: Opções práticas para os lanches dos seus filhos

5 – Pavê de uvas e chocolate

Tenha atenção ao consumo excessivo. Consulte um nutricionista

Ainda que com versões mais saudáveis e menos calóricas, o achocolatado em pó deve ser consumido de maneira moderada e equilibrada, já que possui substâncias que podem comprometer o seguimento de alimentação saudável. É de suma importância que, antes de acrescer o alimento no dia a dia das crianças ou torná-lo fonte de nutrientes, o responsável procure um profissional da nutrição e se informe da quantidade ideal e indicada para o consumo.