Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Açaí sem xarope de guaraná: conheça as melhores formas de usá-lo na cozinha
Guia Culinário 05/07/2019

Açaí sem xarope de guaraná: conheça as melhores formas de usá-lo na cozinha

O açaí é uma ótima pedida para os dias mais quentes, né? Em especial, o creme batido com outras frutas e toppings, que é muito consumido em diversas cidades brasileiras. Mas se engana quem pensa que essa é única forma de comer açaí. Existem outras receitas bem saudáveis que podem ser feitas com a fruta. Para te ajudar, nós separamos algumas ideias criativas de como usar o açaí sem xarope de guaraná na cozinha. Confira e aprenda!

Açaí como acompanhamento para peixes e carnes

No Pará e em outros estados do Norte brasileiro é comum o uso do açaí como acompanhamento para peixes e carnes. Nesse caso, você só precisa bater a fruta no liquidificador com um pouco de água e prontinho! Depois é só servir junto com o prato principal, como se fosse um tipo de molho. Essa receita é a cara do Brasil e vale super a pena ser experimentada!

Obs.: Você sempre pode incorporar o açaí a receitas salgadas. Ele é um ótimo acompanhamento para filés de tilápia e carnes de porco, por exemplo. Muitos restaurantes estão aderindo ao açaí no preparo de diferentes pratos, inclusive.

Prepare sucos e vitaminas com açaí e outras frutas

Em vez de usar o açaí na comida (ou consumi-lo como creme) você também pode preparar sucos e vitaminas nutritivos com essa e outras frutas. Neste caso, dá para fazer várias combinações: com banana, morango, kiwi, maçã, manga e por aí vai. Basta usar a criatividade para criar diferentes misturas e inventar sabores novos. O açaí com água de coco, por exemplo, é uma combinação que vem fazendo bastante sucesso: basta bater a polpa do açaí junto com a água e prontinho! Que tal?

Já experimentou o bolo de açaí?

Você sabia que existem receitas de bolos e sobremesas com açaí? Na verdade, isso faz todo sentido, levando em conta que existem diversos doces feitos com outras frutas (bolo de laranja, limão, banana, maçã e por aí vai). Então, por que não um bolo de açaí? A receita também é das mais simples: basta misturar farinha, ovos, açúcar (opte por uma opção mais light, como a de coco ou demerara) e a polpa do açaí. A ideia é seguir uma receita comum de bolo e acrescentar o açaí no lugar de outra fruta.