Abdominal 'bicicleta no ar' é um ótimo exercício! Conheça seus benefícios

Para fazer o exercício de abdominal bicicleta corretamente, você deve deitar-se de barriga para cima e simular pedaladas no ar
Para fazer o exercício de abdominal bicicleta corretamente, você deve deitar-se de barriga para cima e simular pedaladas no ar

Por ser uma variação do exercício abdominal, a bicicleta no ar é ótima para queimar calorias e fortalecer os músculos (tanto do abdômen quanto das pernas). Esse tipo de atividade é muito indicado, inclusive, para quem quer se exercitar de forma mais segura e simples - sem sofrer lesões ou precisar sair de casa. Para te incentivar a ter uma rotina mais ativa e saudável, nós separamos dicas de como fazer abdominal bicicleta e seus principais benefícios para o corpo. Confira!

Como fazer abdominal bicicleta (ou bicicleta no ar)?

Considerado um tipo de exercício bem simples, a bicicleta no ar não exige aparelhos e pode ser realizada em casa - preferencialmente em um colchonete próprio para a atividade. Siga o nosso passo a passo para não cometer erros:

1. Para começar, deite-se de barriga para cima em um colchonete e coloque as duas mãos atrás das orelhas;

2. Levante as pernas, sem tirar as costas do chão, e simule o movimento de pedalar em uma bicicleta, mantendo a sola dos pés voltada para a parede (perpendicular ao chão);

3. Ao flexionar o joelho direito (em movimento de pedalar), leve o cotovelo esquerdo ao seu encontro. Ao flexionar o joelho esquerdo, por sua vez, leve o cotovelo direito ao seu encontro. Siga fazendo esse movimento alternado por algumas repetições e prontinho!

Quais são os principais benefícios da bicicleta no ar?

Além de ser bem fácil de fazer, o abdominal bicicleta, quando praticado a longo prazo, pode trazer uma série de benefícios para o corpo - tanto para os músculos quanto para a mente, pois propõe um maior relaxamento no dia a dia. Confira as principais vantagens desse exercício:

1. Ajuda a fortalecer o abdômen e as pernas

O grande diferencial da bicicleta no ar é que, assim como o ciclismo clássico, ela ajuda a fortalecer os músculos do abdômen e das pernas. Dessa forma, o corpo fica mais resistente e preparado para outras atividades, como caminhadas ou corridas.

2. Auxilia na queima de gordura corporal

Assim como outros exercícios de abdominal, a bicicleta no ar ajuda a promover a queima de gordura localizada - o que é ótimo para quem precisa emagrecer. Vale destacar que esse tipo de atividade, quando praticada regularmente, também ajuda a acelerar o metabolismo. Para auxiliar nesse quesito, outra dica interessante é ingerir bastante líquido e ingredientes termogênicos, como gengibre, canela e pimenta.

3. Ajuda a aliviar estresse e ansiedade

O abdominal bicicleta também funciona como um ótimo exercício para distrair e relaxar a mente no dia a dia. Ao realizar os movimentos, o indivíduo precisa manter foco e concentração para ser preciso e não cometer erros - o que é ótimo para afastar o estresse, a ansiedade e pensamentos dos problemas cotidianos.

4. Não representa riscos de lesões

Por ser considerado um exercício bem seguro - não envolve halteres, barras ou aparelhos complexos -, o abdominal bicicleta é ótimo para quem tem lesões ou quer praticar uma atividade em casa de forma mais segura. Ainda assim, para não cometer erros, uma boa dica é consultar um profissional da educação física para se certificar de que os movimentos estão sendo realizados corretamente.

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