Abacaxi desidratado do snack à sobremesa: 5 formas de consumir

Abacaxi desidratado pode ser consumido in natura, incluído em receitas de bolos, biscoitos e em misturas de iogurte com granola
Abacaxi desidratado pode ser consumido in natura, incluído em receitas de bolos, biscoitos e em misturas de iogurte com granola

Incluir frutas secas na alimentação diária pode trazer uma série de benefícios, sabia? O abacaxi desidratado, em especial, tem um alto teor de vitaminas do complexo B, C, fibras alimentares, minerais e proteínas indispensáveis para o organismo. Além disso, ele é bastante versátil - pode ser consumido in natura ou usado em receitas salgadas e doces.

Vale destacar, no entanto, que as frutas desidratadas devem ser consumidas com cautela no dia a dia. Isso porque, durante o processo de desidratação, o açúcar (frutose) fica mais concentrado por conta da perda de água. Por isso, inclusive, essas frutinhas são mais calóricas que as versões frescas. O problema é que por serem pequenas, bem docinhas e saborosas, dá vontade de comer uma atrás da outra! Mas não cometa esse erro, ok? Aqui, nós separamos dicas de como incluir abacaxi desidratado na dieta e até a preparar uma versão dessa fruta seca em casa. Vale a pena conferir!

1. Snack saudável: consuma abacaxi desidratado in natura

Para fazer um lanche rápido e ao mesmo tempo matar a vontade de comer doce, uma boa dica é comer o abacaxi desidratado in natura. A Taeq, por exemplo, oferece uma versão de abacaxi desidratado bem crocante e docinho que vem em uma embalagem bem prática de levar na bolsa. Você pode comer esse snack como brunch e até incluir na merenda das crianças.

2. Faça um mix de frutas secas para o lanche

Que tal fazer um mix com diferentes frutas secas para servir de lanche? Além do abacaxi desidratado, a Taeq dispõe de outras frutas secas que já vêm prontas e são bem nutritivas: maçã, banana, uva, manga e maçã com canela. Faça um mix dessas frutas e sirva de aperitivo. Esse tipo de snack também é uma opção saudável para comer enquanto assiste a alguma série ou filme. Fica a dica!

3. Use abacaxi desidratado no preparo de bolos e cookies

Se você gosta de preparar bolos, muffins e cookies caseiros, o abacaxi desidratado pode ajudar deixando as receitas ainda mais saborosas e nutritivas. Uma boa dica, por exemplo, é preparar um bolo de caneca simples usando ingredientes integrais. Em uma caneca, misture 1 ovo Taeq, 1 colher de sopa de farinha de aveia Taeq, 1 colher de sopa de farinha integral Taeq, mel a gosto, canela em pó a gosto e o abacaxi desidratado. Misture tudo e leve para o micro-ondas por 3 minutos. No final, coloque mais alguns abacaxis desidratados por cima e prontinho!

4. Prepare um mistura de iogurte, granola e abacaxi desidratado

Outra combinação que fica deliciosa - sendo bastante indicada para quem precisa perder peso - é a de iogurte natural com granola e frutas secas. Em um bowl, coloque 1 pote de iogurte natural Taeq, despeje granola por cima e adicione abacaxi desidratado a gosto. Essa opção de snack é bem saborosa e ainda é rica em cálcio, fibras, vitaminas do complexo B, ômega 3 e outros nutrientes indispensáveis para o organismo.

5. Incremente sobremesas com abacaxi desidratado

Apostar em frutas desidratadas para incrementar diferentes sobremesas (como sorvetes, tortas, mousses e bolos) é uma alternativa bem inteligente. Aqui, você só precisa incluir a fruta no preparo da massa ou então colocá-la por cima do doce na hora de comer. O lado bom do abacaxi desidratado é que, diferente da fruta fresca, ele é crocante e bem docinho, o que fica ótimo em algumas receitas.

Como fazer abacaxi desidratado?

Caso você queira preparar o abacaxi desidratado por conta própria, é possível fazer uma receita simples em casa. Para isso, basta levar a fruta para assar até ficar bem crocante. Aqui, uma boa dica é também acrescentar especiarias que dão um sabor interessante, como mel e canela. Confira a receita de abacaxi desidratado a seguir:

Ingredientes

- 1 abacaxi

- Canela em pó a gosto

Para começar, lave e descasque todo o abacaxi. Em seguida, corte-o em rodelas bem finas, para formar chips menores. Posicione as rodelas em uma travessa (pode colocar papel manteiga embaixo, se possível) e salpique canela em pó a gosto por cima.

Leve para assar no forno preaquecido a 160°C por entre 40 e 50 minutos. Quando os chips de abacaxi estiverem dourados e crocantes é só tirar do forno! Você pode desidratar abacaxi e comer na hora, como aperitivo, ou usar em diferentes receitas. Fica por sua conta!

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