Abacate: fruta é opção perfeita para dietas sem carnes

<span><strong>Substituto da carne: </strong>O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada como o omega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico. </span><span color=" >
<span><strong>Substituto da carne: </strong>O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada como o omega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico. </span><span color=" >
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Substituto da carne: O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada como o omega 3, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.
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Se você opta em ir à feira ao invés de açougues, ou, fica somente nas mesas de frios em churrascarias, ou restaurantes, uma das melhores alternativas para manter sua dieta sem carnes é essa popular fruta tropical, o abacate ou o avocato (uma variedade de abacate nativo da Califórnia, EUA). Ambos são ricos em nutrientes e capazes de substituir a proteína de qualquer tipo de carne, fazendo a refeição ficar bem mais leve, natural e saudável.

O abacate é a melhor alternativa porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo das carnes. A quantidade de proteína contida nessa fruta é quase a mesma encontrada no leite integral, por exemplo. A iguaria ainda é a é rica em fibras e ômega 6, combatentes da hipertensão e do mau colesterol. O fruto também pode ser consumido antes e depois da prática regular de exercícios, já que repõe os sais minerais, como se fosse um isotônico. Para os maratonista, corredores, ciclistas, o abacate também previne cãibras, graças ao potássio presente em sua polpa.

"O abacate pode ser base de dietas vegetais sendo associadas a riscos menores de hipertensão, diabetes e obesidade. Por essa razão, investir em fontes de proteína como soja, legumes e leites vegetais, é uma boa maneira de atender às necessidades de proteína e, de quebra, consumir mais carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes", enfatizou a nutricionista Ana Carolina Bragança.

Dietas - Para os adeptos da dieta ovolactovegetariana (que aceitam alguns alimentos de origem animal) não há grandes preocupações em inserir substitutos da carne, uma vez que o ovo e o leite, ricos em proteínas de alto valor biológico, vitamina B12 e ferro, podem tranquilamente suprir esses nutrientes, desde que consumidos adequadamente.

Já para os vegetarianos estritos e os veganos (que não aceitam nada de origem animal), o desafio é um pouco maior, pois é preciso um conjunto de alimentos ricos em proteína vegetal. Por isso, deve-se ter o cuidado em aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes desses alimentos, para realmente substituir a carne. A alimentação vegetariana deve ser rica em frutas, verduras, cogumelos, legumes, leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico e soja), óleos de boa qualidade (como o de oliva e canola), leite de soja, tofu, frutas oleaginosas, grãos e sementes, além e cereais integrais.

Confira na galeria outros alimentos para manter uma dieta sem carnes!

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