Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 27/11/2019

A importância dos antioxidantes na prevenção do câncer

Você sabia que dia 27 de novembro é considerado o Dia Nacional do Combate ao Câncer? Nesta data, muitas palestras, encontros e eventos divulgam informações sobre a doença (como dicas de prevenção e tratamento), propondo um melhor entendimento de como o câncer se desenvolve e as melhores formas de combatê-lo. Interessante, né? Muita gente não sabe, mas a alimentação é uma das maiores aliadas para evitar essa doença. Quando mantemos uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes, o combate ao câncer se torna muito mais fácil!

Para que você entenda melhor o papel dos antioxidantes – substâncias que inibem a ação oxidativa dos radicais livres – na prevenção a diferentes tipos de câncer, nós preparamos um tutorial bem simples explicando esse processo. Confira!

Antioxidantes protegem o organismo contra a degradação das células

Se você tem o hábito de comer muitas frutas (vermelhas e cítricas – como morango, framboesa, limão, laranja e abacaxi) já está acostumado a consumir antioxidantes no dia a dia. Essas substâncias, basicamente, inibem a ação dos radicais livres, combatendo a degradação das células a longo prazo.

O grande problema dos radicais livres é que eles se associam a outras moléculas do corpo, danificando a estrutura de diferentes células. A longo prazo, isso pode ocasionar uma série de doenças – inclusive o câncer (que consiste no crescimento desordenado de células). A boa notícia é que os antioxidantes ajudam a combater essa ação oxidativa, fortalecendo e mantendo a saúde do organismo como um todo.

Vale destacar que não se trata da cura do câncer, ok? Os antioxidantes apenas ajudam a desacelerar o processo de degradação das células, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo diversas doenças (o que inclui o mal de Alzheimer e de Parkinson).

Substâncias devem fazer parte da dieta, mas nunca de forma exagerada

O consumo de antioxidantes é realmente indispensável para manter o organismo fortalecido e também prevenir doenças como o câncer. Por isso, é de suma importância manter uma dieta rica nos seguintes alimentos: frutas (principalmente as cítricas e vermelhas), aveia, brócolis, tomate, espinafre, cenoura e outros vegetais (de preferência, orgânicos – isto é, livres de agrotóxicos). No entanto, é importante destacar que os antioxidantes nunca podem ser consumidos de forma exagerada.

Muita gente não sabe, mas o excesso dessas substâncias pode surtir um efeito negativo no organismo: em vez de ajudar no tratamento ou prevenção do câncer, pode piorar o quadro da doença! Alguns estudos comprovaram, inclusive, que o consumo exagerado de antioxidantes tende a atrapalhar o tratamento do câncer de pulmão.

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de montar a rotina de alimentação. Lembre-se de recorrer a ajuda de um nutricionista para montar um plano alimentar equilibrado, ok?