A fonte da juventude existe? Veja alimentos que evitam o envelhecimento precoce

Ao possuir uma alimentação rica em elastina e colágeno não é necessário comprar produtos antirrugas
Ao possuir uma alimentação rica em elastina e colágeno não é necessário comprar produtos antirrugas

Como evitar as rugas? Quanto mais envelhecemos mais comuns elas se tornam, mas exatamente por darem a impressão de que a pessoa é mais velha que muitos recorrem a procedimentos estéticos para deixar a pele lisa. Mas nem todos possuem interesse ou dinheiro para se submeter a uma cirurgia, e acabam recorrendo a cremes que vão evitar o seu aparecimento. É aí que entra a dúvida: a alimentação não pode colaborar com esse processo? Sim! Embora a fonte da juventude não exista, algumas comidas ajudam a deixar a pele mais firme e evitam o envelhecimento precoce. Saiba onde encontrá-las:

Procure alimentos com colágeno e elastina

Tanto o colágeno quanto a elastina são proteínas que estão presentes no nosso corpo, mas embora atuem lado a lado elas possuem algumas diferenças. Para começar, é bom esclarecer que a elastina é a responsável por dar sustentação às nossas células, o que inclui as da pele. Isso significa que quando ela não está presente em quantidades apropriadas as áreas onde atua irão sofrer danos, e é isso que causa, por exemplo, as rugas e as estrias.

Já a elastina possui um nome mais didático, já que ela é responsável pela estrutura dos tecidos, permitindo que eles tenham elasticidade. Ela está presente em apenas algumas áreas do nosso corpo, e uma delas é justamente a pele. Quando essa proteína se une com as fibras do colágeno as duas têm seus benefícios somados e, com isso, evitam o envelhecimento precoce. Em relação à alimentação, algas como o ágar-ágar são muito ricas em colágeno. Aveia e gelatina também podem entrar no cardápio.

Enxofre ajuda na produção de colágeno

Agora que você entendeu a importância dessas proteínas, saiba que também vale a pena investir em alimentos que sejam ricos em enxofre. Isso porque esse mineral ajuda na produção de colágeno, e portanto também é muito indicado para quem quer ter uma pele bonita e saudável por mais tempo. O mineral está presente em diversos alimentos, em especial leguminosas, carnes, ovos, nozes, vegetais crucíferos, na cebola e no alho.

Vitamina A melhora a vitalidade da pele

Tudo bem que a vitamina A também é indicada para a deixar cabelos mais firmes e até para melhorar a visão, mas neste caso seu grande benefício é ajudar no crescimento e desenvolvimento do tecido da pele. Isso sem falar que ela reduz os danos causados pela radiação solar, cujo excesso pode até causar câncer. Além disso, aumenta a circulação sanguínea, que permite que a pele fique mais hidratada. Alimentos que a possuem em boas quantidades são cenoura, fígado e brócolis.

Busque alimentos ricos em antioxidantes

Antioxidantes são indicados para o corpo de uma maneira geral porque eles combatem o excesso de radicais livres no nosso organismo. Vale lembrar que esses agentes são considerados tóxicos quando aparecem em quantidades exacerbadas, já que podem causar a oxidação das células. E uma das consequências e justamente o envelhecimento precoce. Por isso, frutas de uma maneira geral são muito indicadas para quem quer ter mais antioxidantes na dieta diária.

Alimentos alcalinos permitem a regeneração celular

Por fim temos os alimentos alcalinos, famosos por deixarem a pele lisa e jovial. Eles são conhecidos por ajudarem a equilibrar o pH do sangue, o que permite que o corpo fique menos ácido. Com esse processo, possíveis células inflamadas voltam ao tamanho normal, e essa regeneração permite que a pele fique mais saudável. Sementes de abóbora, canela e pimenta são alguns dos alimentos indicados.

Receitas:
Banana
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